E o carnaval em São Francisco de Itabapoana?

Boi 51
 Carnaval em São Francisco de Itabapoana é fácil descreve-lo, afinal  o amplo e belo litoral composto por mais de 20 praias já é um bom motivo para falar da nossa cidade. Quanto ao carnaval, de maneira bem subjetiva, podemos dizer que foi bom, sendo o povo a principal atração com a sua alegria e vontade de curtir as belezas naturais das nossas praias.   Algumas ocorrências policiais a parte,  normalmente comum neste período em que a população frutuante da cidade aumenta de forma considerável, não ofuscou a positividade do carnaval.  Vale destacar que a mobilização e a alegria dos,  aproximadamente 40 blocos e bois, superou as expectativas de forma bem positiva em termos de publico e de planejamento, pois até a manhã desta terça-feira(28) não tínhamos noticias de grandes ocorrências envolvendo foliões.
Boi Canário


Falar de todos os blocos e bois que desfilam no município é impossível em um só texto. Cada um com a sua singularidade contribuem positivamente para a manutenção dessa importante tradição. Lembro com carinho, por exemplo, do belo trabalho do amigo Jô na Acadêmicos do Status, que tradicionalmente abre o carnaval no centro da cidade. Lembro ainda do Bloco La more, que já faz parte do DNA de quem frequenta a Praia de Manguinhos.
  Neste texto vamos destacar o tradicionalíssimo carnaval de Gargaú, localidade onde os blocos e bois  já fazem parte do cotidiano dos moradores que se preparam durante o ano para extravasar as emoções nos desfiles que mobilizam centenas de pessoas e lotam as avenidas da localidade com famílias inteiras festejando a maior manifestação popular do pais.
Desfile do Boi Dourado no Carnaval de 2016

Este ano tive a oportunidade de assistir os desfiles dos bois: Canário Pernambuco e 51,  aguardando para esta terça-feira(28) o desfile do Boi Tradição. Os foliões, como sempre, prestigiaram os desfiles, com destaque de publico para  o Boi 51 que desfilou na noite de segunda-feira e foi acompanhado por um grande numero de pessoas, provavelmente, o maior público da história dos 11 anos de desfiles do Boi, que é bem popular e tem as margens da Lagoa do Comércio como fonte de inspiração onde, também, fica a sua concentração de ensaios. 
Sentimos a falta do Bloco Siri na Lata do amigo Denílson e do nosso inesquecível Boi Dourado que sempre trouxe a marca registrada do amigo  Global Giancarlo de Luca. Para o carnaval 2018 fica a nossa expectativa  pela volta dessas duas agremiações tão queridas da nossa Gargaú.
Boi Pernambuco
Além da ausência das citadas agremiações sentimos, também, a ausência total e completa da Prefeitura Municipal que não ajudou em nada aos blocos, nem ao menos o envio de uma viatura da Guarda Municipal ou Entransfi-empresa municipal de transito- para ajudar na logística durante os desfiles.
Conversamos com alguns organizadores das agremiações e foi possível sentir a tristeza de alguns quanto a inércia da prefeitura no apoio aos bois e blocos e em investimentos em uma programação de eventos capaz de atrair turistas para fomentar a economia local. Como morador da minha querida cidade fica a torcida para que a Secretaria de Turismo possa sair do casulo em que se encontra e perceber o turismo como importante fonte de emprego e renda.         
Hulk Magrelo, fantasia bem concorrida para fotografias-Boi 51


4 comentários

Anônimo disse...

Vale destacar o baixíssimo nível de educação da juventude campista que tornou o carnaval de Santa Clara uma merda. Se no ano quem tivermos que tolerar isto de novo é melhor não haver "manifestação cultural".
Assinando um morador de Santa Clara.

Anônimo disse...

amigos como cidadão de Barra de Itabapoana quero parabenizar e agradecer a todos os Itabapoanense e visitantes que colaboraram e não nos deixaram sem o nosso . carnaval. Barra e a capital do carnaval . blocos que não desfilaram . bloconhaque , negra preta, banho a fantasia, e o tradicional unidos da ponte . sentimos falta. antes de me despedir deixo aos sambista mais novos um pedido.NAO DEIXEM O CARNAVAL ACABAR NAO DEIXEM OS BLOCOS PARAREM DE DESFILAR BARRA GOSTA DE CARNAVAL CARNAVAL PRA GENTE BRINCAR

Anônimo disse...

concordoooooooo

Anônimo disse...

Ótima matéria, focando em nossos típicos carnavais em clima familiar , descontraído e alegre. Infelizmente sem apoio total na segurança, em patrocínio com a prefeitura o que nos traz grande prejuízo com turistas e o comercio. Já o Carnaval em Manguinhos como sempre em ambiente muito agradável , sem brigas e com um pouco de musica .