Qualidade da água é monitorada pela prefeitura de Bom Jesus do Norte

Coleta sendo feita na zona rural
Água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante a saúde e qualidade de vida à população. A qualidade desse liquido precioso é monitorado de perto  pela prefeitura de Bom Jesus do Norte, através do trabalho feito  pela  equipe do setor de Vigilância Ambiental,  da Secretaria Municipal de Saúde que desenvolve as ações através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano(Vigiagua). O programa consiste na coleta de amostras, analise e laudo final com ações pontuais caso sejam identificadas  alterações na qualidade do produto.
Segundo Arthur Maximiano, supervisor do setor de Vigilância Ambiental do município,  são feitas coletas duas vezes por mês. No período, 14 locais diferentes, na zona urbana e rural, são monitorados.  As amostras da água são encaminhadas para analise em Cachoeiro de Itapemirim, onde são feitas analises  Físico- química que indicam o  nível de acidez da água-PH; Analise  Microbiológica, identificando coliformes totais; analise de turbidez  que identifica a transparência do líquido,  além da analise da presença do Escherichia Coli, que é um grupo de bactérias que podem infectar o ser humano através de água e alimentos contaminados, e provocar várias doenças.

Marcio Palácio é o agente responsável pela coleta das amostras que são feitas em nascentes, poços artesianos e residências. Depois da analise, Márcio encaminha ao morador  uma cópia do laudo,  e caso seja detectada alguma anormalidade na qualidade da água, são distribuídos aos moradores da área, hipoclorito de sódio e pastilhas de cloro para o tratamento , além de orientações através de cartilhas e folders informando sobre os cuidados com a higiene e tratamento da água.  “O morador que quiser fazer uma analise da água consumida em sua residência, poderá solicitar diretamente ao departamento que funciona na Secretaria Municipal de Saúde no centro da cidade”. Informou Márcio. 

Nenhum comentário