Incontinência urinária e boa postura foram temas de palestra em Bom Jesus do Norte


Com a proposta de proporcionar ainda mais qualidade de vida para a 3ª idade, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jesus do Norte promoveu na manhã desta quarta-feira(19/07) palestra com o Dº Mauro Luiz Barbosa Junior, Fisioterapeuta do Núcleo de apoio à Saúde da Família(NASF) da Secretaria de saúde do Rio de Janeiro. Foram duas palestras, sendo a primeira realizada com o grupo da terceira idade que desenvolve atividades no Centro de Referência da Assistência Social(CRAS)  do Bairro Vista Alegre e a segunda com os participantes do grupo que desenvolve atividades no Ginásio do Ordem e Progresso no centro da cidade.     
Drº  Mauro que é mestrando em ciência pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), palestrou sobre Incontinência Urinária e o tratamento fisioterapêutico, as causas, efeitos e possíveis soluções para o problema. Em uma roda de conversa bem interativa, o especialista em Biomecânica falou de forma bem didática sobre algumas atitudes simples que podem evitar a doença e tirou muitas dúvidas dos participantes.  
No segundo período do encontro, Drº Mauro que é membro delegado da sociedade brasileira de sexualidade humana, realizou oficina de Boa Postura e falou da importância de uma boa postura enquanto realizamos tarefas diárias, fazendo demonstrações de exercícios simples, porém eficientes para evitar dores com a dor lombar ou lombalgia. “A postura incorreta é uma das principais causas de dores na coluna e dores lombares, e esse problema muitas vezes podem ser solucionados com mudanças simples de hábitos de boa postura” destacou o Fisioterapeuta que realiza conferencias em varias cidades brasileiras abordando os temas debatidos.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Aline Fátima de Faria Barbosa o encontro foi muito positivo, pois foram feitas abordagens de problemas muito presentes,  principalmente, com pessoas acima dos 50 anos e que muitas vezes não tem a oportunidade de abordar o assunto. “A incontinência urinária, por exemplo, é um tema delicado de ser abordado,  e nesse encontro Drº Mauro fez uma abordagem bem simplificada, respondendo de forma didática as duvidas do público e ensinando exercícios simples para amenizar e, em alguns casos,  até solucionar o problema”, destacou Aline que esteve no evento acompanhada do Prefeito Marquinhos Messias.
A Secretaria de Assistência Social de Bom Jesus do Norte atende a, aproximadamente, 100 idosos com atividades físicas, danças, palestras entre outras atividades. Os encontros acontecem no Cras do bairro Vista Alegre e no Ginásio do Ordem e Progresso no centro da cidade.


Nenhum comentário