A Ponte que nunca sai

A edição desse domingo (15) da Folha da Manhã trouxe (aqui), mais uma, matéria sobre a Ponte da Integração, que um dia, bem distante, ao que parece, vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Com a pedra fundamental lançada em 6 de junho de 2014, pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a obra tinha prazo inicial para conclusão em um ano. A solenidade, com cara de palanque político, a menos de quatro meses da eleição, foi mais uma promessa não cumprida. A obra até começou, mas não foi concluída em um ano e, agora, mais de três anos depois, continua sem previsão para o término.
Três anos de uma “nova espera”, que já dura mais de três décadas. Uma simples ponte sobre o Paraíba do Sul até chegou a ser iniciada nos anos 1980 — quando o antigo sertão era distrito sanjoanense. Contudo, as obras foram abandonadas na fase dos pilares. Quando voltaram a falar na ponte ficou constatado que seria mais barato para os cofres públicos iniciar uma nova, sem utilizar a estrutura da anterior, que mesmo sem ficar pronta já estava batizada com o nome de João Figueiredo.
Essa história de batizar obra antes de ficar concluída parece não trazer muita sorte para SJB. E já existiu uma intensa briga para escolher o nome da nova ponte. Então deputado estadual, Roberto Henriques batizou como ponte da Integração, sem a intenção de homenagear ninguém. Agora, o deputado estadual João Peixoto (PSDC) resolveu incluir o nome do saudoso ex-prefeito Genecy Mendonça, o Dodozinho. Essa não será a única homenagem que Dodozinho vai receber no município, certamente. Porém, será que o homenageado, conhecido por ter sido tocador de obras, ficaria feliz em ter seu nome vinculado a uma obra emperrada como essa? Não seria mais digno que se levasse para o parlamento estadual a discussão de concluir a ponte, para só então debater o nome e, aí sim, fazer homenagem? Prioridades são necessárias!
Por falar em João Peixoto, o parlamentar é recordista em anunciar a retomada das obras que nunca começam. Só neste ano, em veículos de comunicação da região, falou em pelo menos três datas. Ao Peixoto afirmou que Pezão visitaria SJB neste mês de outubro para anunciar a retomada das obras. Estamos na metade do mês (segunda-feira, 16 de outubro) e não há nenhuma previsão nesse sentido. Na matéria da Jéssica Felipe publicada pela Folha no domingo, é atribuída a João a informação que “a previsão é de que as obras, paralisadas desde janeiro de 2016, sejam retomadas no próximo mês”. No parágrafo seguinte, a reportagem diz que “o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), Ivan Figueiredo, afirma não ter confirmação do retorno”.
Ninguém aguenta mais promessas infundadas e todo mundo está cansado de desculpas para essa obra não ser concluída. Não é uma ponte gigantesca, uma obra como a Rio-Niterói. A da Integração terá apenas 1,3 quilômetro de extensão e 16,2 metros de largura. O orçamento inicial era de R$ 105 milhões. A pior fase da obra, que era dentro do rio, já foi realizada. Agora a população cobra, e com razão, pelo término da construção. Ah, mas ano que vem tem eleição. E não precisa vir governador, deputados, pré-candidatos para “fazer festa” numa eventual retomada das obras. Seria até vergonhoso se isso ocorresse. Sem falar que o povo, de maneira geral, não é mais bobo. Vai saber separar as atitudes concretas dos circos que são montados de quatro em quatro anos.
Em tempo — Sem ponte, sem conclusão de outra obra em parceria com estado na entrada da cidade, a população de São João da Barra ainda sonha com a obra de contenção do avanço do mar em Atafona e a duplicação da BR 356. É um povo muito sonhador, esperançoso e de muita fé!
Fonte: Arnaldo Neto.



Um comentário

Anônimo disse...

TOMARA QUE NUNCA SAIA MESMO!