Seca: Cardoso Moreira é sétimo município em situação de emergência

A prefeitura de Cardoso Moreira decretou na tarde de quarta-feira (18/10), situação de emergência devido a estiagem que vem atingindo toda Região Norte e Noroeste, há mais de três meses. O município teve que realizar a mesma medida que ItalvaItaocara, Miracema,São FidélisSão João da Barra e São Francisco de Itabapoana, devido o município já está passando por dificuldades e perdas, principalmente na área rural, onde se concentra a base econômica municipal, já que sua economia é baseada principalmente na produção agrícola.
A medida foi tomada devido vários fatores, entre eles: Expressiva perda na produção de hortifrutigranjeiros, queda na produção de leite, a morte de 20 animais de grande porte, e muitos outros que já totalizaram R$ 3.564.400,00 de danos.
Outro dado alarmante diz respeito a centenas de moradores residentes nas localidades de Dr. Matos, Vermelha, Santa Bárbara, Goiabeira e de alguns bairros do município, que já fazem parte da população cardosense que está tendo a necessidade do fornecimento de água potável através de caminhões pipa.
"Esperávamos não precisar Decretar Situação de Emergência, mas não tivemos outra alternativa devido os dados estatísticos apurados pelas Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Defesa Civil do nosso Município. Estamos muito preocupados com a situação que nos assola. O Rio Muriaé que normalmente, nessa época do ano, tem sua medição de um metro e quarenta centímetros, atualmente está com apenas trinta e quatro centímetros", comentou o prefeito Gilson Siqueira. 
Ao todo, 15 municípios do Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro foram afetados pela estiagem. Deste total, cinco já decretaram situação de emergência e oito também viabilizando o decreto: Campos, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje de Muriaé, Varre-Sai, São José de Ubá, Cambuci, Aperibé, Porciúncula. 
 Reportagem: Redação/Ascom



Nenhum comentário