Nível do Rio Paraíba do Sul em Campos subiu consideravelmente nas últimas 24 horas

Quem vive nas cidades às margens do Rio Paraíba do Sul tem por hábito observar como ele costuma se apresentar diariamente. Se estiver muito cheio ou muito seco, sempre é motivo de comentários entre parte da população. Em Campos, quem prestou atenção nos últimos dias, notou que o nível das águas tem se elevado. De acordo com a Defesa Civil do município, a última medição realizada na manhã desta quarta-feira (17) indicou que o nível está com 5m 63cm (cinco metros e sessenta e três centímetros). De um dia para o outro, o rio subiu 41 centímetros.
As chuvas que têm caído na região norte fluminense não têm sido intensas nas últimas semanas, a não ser com pancadas rápidas ao fim da tarde em alguns locais. Toda vez que o nível do Paraíba aumenta em Campos se deve às chuvas fortes que cobrem parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Isto ajudar a elevar o volume das cabeceiras do Paraíba do Sul e dos rios que deságuam nele em determinado trecho desses territórios. É o que tem acontecido principalmente em cidades paulistas próximas à divisa com o sul do estado do Rio de Janeiro.
Nas cidades de Barra Mansa e Rio das Flores, por exemplo, a Defesa Civil está em status de vigilância. Por lá, o nível do Paraíba do Sul aumentou rapidamente nos últimos dias por conta de chuvas frequentes no estado de São Paulo, onde nasce o Paraíba. De acordo com o site do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas 24 horas, o nível de alguns rios do sul fluminense também subiu como o Bananal e Manoel Pereira, nas cidades de Barra Mansa e Rio das Flores, respectivamente. Ambos são afluentes do Paraíba do Sul.
Em Campos, também é monitorado pela Defesa Civil o Rio Ururaí que corta boa parte do município. Na última medição desta quarta-feira, verificou-se que o nível estava em 2m,67cm (dois metros e sessenta e sete centímetros). Cerca de 30 centímetros, mais elevado do que no dia anterior. Se por enquanto não há motivos para se preocupar com enchentes ou alagamentos nessas regiões, o Corpo de Bombeiros faz alerta para quem costuma nadar em rios e lagoas nesta época, pois geralmente aumentam as ocorrências de afogamentos.
De acordo com a assessoria de comunicação do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, em Campos, não há dados específicos do número de afogamentos em rios e lagoas do município. A corporação atua em salvamentos em toda a região de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Desde o início da Operação Verão 2017/2018, em novembro passado, já foram realizadas 1609 ações de prevenção a afogamento. Foram registrados no período 490 resgates de vítimas de afogamento nas praias de Farol de São Thomé, e em Grussaí e Atafona, no município de São João da Barra.
 Fonte: terceira Via.



Nenhum comentário