Agricultores de São Francisco são recebidos na Secretaria de Agricultura do Estado



Produtores em reunião com o Secretário estadual de Agricultura

Nesta quinta-feira (21) um grupo formado de produtores de farinha, do Município de São Francisco de Itabapoana,  participou de reunião na cidade do Rio de Janeiro, na Secretaria Estadual de Agricultura,  com o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo e o Assessor da Secretaria estadual de agricultura, Drº Enaldo Barreto.

Segundo Enaldo, essa agenda foi feita a partir da visita do Secretário ao Município no mês de março juntamente com o Deputado estadual João Peixoto, quando eles visitaram o assentamento Tipiti “Durante a visita ao município, um grupo de proprietários de fabricas de farinha, solicitou uma agenda com o Secretário, e esta agenda está sendo cumprida” Afirmou Enaldo que é o elo da Secretaria estadual de Agricultura com o município de São Francisco.

Durante o encontro, os produtores apresentaram um Raio X da situação do setor. Segundo eles, as fabricas estão com dificuldade para comercializar a produção devido o preço baixo do produto, além de enfrentar a concorrência da farinha que é fabricada  em outros estados; pois com equipamentos obsoletos o custo de produção é alto, tornando a farinha produzida no município menos competitiva no mercado consumidor.

 A partir dessa realidade, os donos de fabricas de farinha reivindicaram financiamento para que possa ser investido em equipamentos para diminuir o custo de produção; e uma abertura de mercado consumidor. Sobre a linha de financiamento, o Secretário Christino Áureo agendou imediatamente uma reunião, que aconteceu no mesmo dia,  entre os produtores e representantes da Agência estadual de Fomento (AGeRio.  Sobre a venda da farinha, Áureo  se comprometeu a realizar um encontro entre os fabricantes e redes de supermercado para o escoamento da produção.

Drº Enaldo sugeriu ainda durante a reunião, que seja instalado uma empacotadora no distrito de Travessão de Barra, principal pólo produtor, para agregar valor ao produto “Atualmente a farinha é vendida em sacos de 50 quilos. Com o empacotamento e a classificação da farinha em embalagem final evitará o atravessador e aumentar o lucro de quem fabrica” disse Enaldo que esteve acompanhado do Gerente da Lukaê Agropecuária, Marcos Guimarães(marquinhos Lukaê).  

Estela Romanos, presidente da Emater,também esteve presente na reunião, e  informou que a Emater irá fazer um levantamento de quantas fabricas de farinha existem no município, e com uma parceria com o SEBRAE, irá desenvolver a viabilidade da proposta da empacotadora, além da formalização das fabricas entre outras medidas. Quanto a ajuda ao produtor, prometida no mês de março, Estela afirmou que o   edital para a compra da ração para os pequenos produtores atingidos pela seca, além dos poços artesianos deverá ser publicado nos próximos dias. Esse recurso sairá junto com o repasse referente ao projeto de proteção de nascentes e matas ciliares que está sendo acompanhado pela Emater,através do Rio Rural GET escritório de Praça João Pessoa. O Recurso é a fundo perdido, oriundo do Banco Mundial (BIRD).

No encontro no Rio de Janeiro, estiveram presentes também o Prefeito do município, Pedrinho Cherene, Secretário municipal de agricultura, Edmar Henriques entre outras autoridades.


Nenhum comentário