Crônica da Semana: NUNCA FUI TÃO FERVOROSO



     Wagner Fontenelle Pessôa  

            O meu tio Ocelo, casado com uma das irmãs de minha mãe — a quem chamávamos, carinhosamente, de Dindinha — era um católico desses, que levava a sério as coisas da religião. O casal criou os filhos segundo os ditames da Igreja e da doutrina que professava, fazia parte do Movimento Familiar Cristão, ministrava palestras nesses cursilhos da cristandade, que andaram na pauta daqueles tempos e, por fim, era conselheiro de outros casais, que participavam desses encontros promovidos pela paróquia à qual pertenciam.

            Lá em casa, ao contrário, meus irmãos e eu fomos criados dentro daquele perfil que se costuma chamar de "católico não praticante". Ou seja, fomos batizados, crismados e fizemos a primeira comunhão, porque isto fazia parte da ritualística da religião que os
nossos pais receberam de suas respectivas famílias. Mas não íamos à missa regularmente, a segunda comunhão só veio para quem quis e, que eu me lembre, só me confessei umas duas ou três vezes ao longo da vida toda, até que me desliguei, inteiramente da Igreja Católica.

            Creio, aliás, que sendo relapso deste jeito quanto ao sacramento da confissão, o que fiz foi poupar os eventuais confessores que haveriam de me atender, de perderem o seu precioso tempo para ouvir umas besteiras que, se não me garantiam nenhum bônus a caminho da salvação, também não seriam suficientes para me condenar ao fogo definitivo do Inferno.

            Fomos criados, até certa idade, com pouquíssimo ou nenhum contato com as famílias paterna e materna, que moravam na região Nordeste do país, enquanto, por circunstâncias de trabalho e emprego do meu pai, vivíamos cá pela região Sudeste. E os encontros com tios ou primos eram, realmente, esparsos e casuais. Até que, num certo momento de nossas vidas, papai e mamãe resolveram
redirecionar seus planos para o futuro, voltando a viver no Ceará. E nos mudamos para lá.

            Para nós foi uma alegria essa perspectiva de estar perto da família e conviver com ela. Uma experiência que não havíamos tido, até então. E aí, chegados a Fortaleza, onde residia a maior parte das irmãs de minha mãe, passamos a fazer uma programação em família, à qual não estávamos acostumados. Tornou-se comum, aos domingos, irmos juntos à praia, clube ou sítio. Programas que se coroavam com um almoço conjunto, para o qual todos concorriam.

            E a vida ia assim, deste jeito, quando, num desses domingos, o almoço seria na casa da Dindinha, para onde fomos, diretamente, vindos de uma praia mais distante. Deste modo, enquanto cunhados, filhos e sobrinhos tomavam banho e trocavam de roupa, minha mãe e as irmãs, lá pela cozinha, ultimavam os preparativos para servir o almoço. Uma preparação que, aliás, para o tamanho da minha fome naquele dia, parecia não ter mais fim!

            Os pratos, talheres e outros aparatos para o almoço foram sendo postos na mesa comprida que havia, numa espécie de varandão da casa do meu tio Ocelo. Até que, quando a comida começou a ser trazida para o local do almoço e veio a chamada para a refeição, eu rapidamente procurei um lugar e me sentei, ansioso para que alguém começasse a se servir e liberasse os demais para fazerem o mesmo. Distraidamente, apoiei o rosto sobre as mãos, com os cotovelos sobre a mesa, torcendo para que a comilança tivesse início logo.

            De repente, porém, eu me dei conta de que, daquele falatório sem fim, o ambiente havia sido tomado pelo mais absoluto silêncio. Levantei a cabeça e percebi que todos me observavam, enquanto, com o olhar algo embevecido, o meu tio Ocelo me perguntou, como sem querer perturbar a oração, que ele supôs eu estivesse fazendo, para agradecer pelo alimento que viria em seguida:

            — Já terminou?

            O meu primeiro ímpeto, foi responder, numa alusão ao almoço, propriamente dito, que já tardava, para os apelos do meu apetite:

            —  Como terminou, se eu ainda nem comecei?!

            Contudo, entendi perfeitamente qual havia sido o equívoco. E, sem querer perder o repentino prestígio que, como deduzi, acabara de adquirir junto aos meus tios, respondi, afirmativamente, com um gesto de cabeça.

            Só que, na verdade, antes ou depois daquele dia, eu nunca fui tão fervoroso assim.

Nenhum comentário