FEIRA LITERÁRIA EM PARATY

 
  Acontece até domingo, dia 10, a 9ª FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty. Conhecida – e reconhecida –internacionalmente como um dos maiores eventos literários da atualidade, esta edição da FLIP rende homenagem a Oswald de Andrade (1890-1954). Escritor modernista, poeta, ensaísta, romancista, Oswald foi um dos protagonistas da Semana de 22 (Semana de Arte Moderna), ao lado de Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Mario de Andrade e tantos outros. Polemista, irreverente, sagaz, publicou manifestos famosos como Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924) e Manifesto Antropófago (1928).
Dentre os eventos da FLIP estão incluídos debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas. Nos cinco dias da Feira circulam por Paraty convidados de diversos setores, tais como escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos e outros, que se juntam a um público sempre entusiasmado.
Confiram informações e detalhes da programação da FLIP em  http://www.flip.org.br/blog.php.
  O Blog saúda os participantes da 9ª FLIP e a todos se une, daqui do espaço, prestando um tributo ao homenageado do evento através da reprodução do poema “Canto de regresso à pátria”, de sua autoria.

Canto de regresso à pátria (Oswald de Andrade)

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.

Nenhum comentário