Pátria Minha - Vinicius de Moraes

Mais um 7 de setembro, dia da Pátria! Portanto, dia de refletirmos sobre erros e acertos cometidos ao longo de nossa história, avaliarmos o presente e pensarmos em alternativas para um futuro melhor.
E de reafirmarmos que a pátria é nossa, patrimônio do povo brasileiro, base que nos sustenta, alimenta e consolida nossa identidade e de nossos filhos e filhas. No poema de Vinicius, um canto de amor à pátria:

Pátria Minha - Vinicius de Moraes
A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. (...)
Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias pátria minha
Tão pobrinha! (...)

Fonte de mel, bicho triste, pátria minha
Amada, idolatrada, salve, salve!
Que mais doce esperança acorrentada
O não poder dizer-te: aguarda...
Não tardo! (...)

Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
Lábaro não; a minha pátria é desolação
De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular
Que bebe nuvem, come terra
E urina mar.

Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um libertas quae sera tamem
Que um dia traduzi num exame escrito:
"Liberta que serás também"
E repito! (...)

Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.

4 comentários

Anônimo disse...

Gostei mto do texto e de ter colocado o poema de Vinicius de Moraes. Mtoo interessante tudoo!!!!
xD
Beijoos,
Nathalia Cerqueira.

BLOG DO CARLOS JORGE disse...

Olá Natalia.Obrigado pela participação.
Vinicius é um rico patrimonio dessa nossa pátria tão prostituida pela desordem e corrupção.

Felipe de Oliveira disse...

Muito bom o seu Site, Carlos. Gostaria de propor uma parceria com o meu Blog sobre Educação Musical. Incluirei um Banner seu lá, Ok? Abraços.

http://www.cantarolar.net

Vinicius de Moraes é maravilhoso!

BLOG DO CARLOS JORGE disse...

Olá Felipe!Feliz pelo elogio,estarei mais empenhado a partir de agora.
Colocarei com prazer o LINK do seu trabalho junto ao nosso blog.
Saúde e paz!