Garoto de São Francisco de Itabapoana recebe prêmios no Brasil e no exterior
Orgulho para nós enquanto sanfranciscanos poder contar com tantas boas noticias do Garoto Lucas.Morador de Alegria dos Anjos,distrito de São Francisco de Itabapoana,alfabetizado na Escola Municipal da comunidade e participante do Grupo Jovem da Igreja do Anjo da Guarda; Lucas agora com 18 anos cria asas e voa para o mundo espalhando o seu talento e contribuindo para uma sociedade mais saudável e reafirmando o que dizia o nosso mestre Paulo Freire "...quem detém o conhecimento,detém o poder. "que o ensino emancipador propagado pelo nosso mestre possa ser cada vez mais realidade na Educação Brasileira.
Projeto obtém 13 prêmios no Brasil e no exterior
Lucas Ribeiro pesquisa, desde 2009, a produção de DME a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O trabalho já foi premiado em mostras e feiras realizadas no país e no exterior.
O aluno do 4° ano do ensino médio integrado do curso de eletromecânica do Campus Macaé, Lucas Ribeiro Mata, já conquistou 13 prêmios em feiras, mostras e exposições realizadas desde 2009, no Brasil e exterior. O projeto que tem como título “Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia”, consiste numa pesquisa desenvolvida por ele e seus orientadores para a produção de combustível a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
A ideia surgiu quando Lucas iniciou seus estudos acerca de combustíveis alternativos, tendo encontrado muitos relatos acerca do DME, dimetil-éter, denominado por muitos autores como "o combustível do futuro" podendo substituir o diesel e o gás de cozinha. O aluno ficou interessado e resolver pesquisar mais sobre o DME e teve uma idéia a partir deste estudo de produzir o DME a partir do bagaço da cana, utilizando uma aparelhagem construída na própria escola a partir de sucata. Para por esta ideia em prática, ele contou com o auxílio e orientação do professor João Amaro e da professora Margarida Castelló, com apoio financeiro da Fundação Pró-IFF e do IFF campus Macaé.
Em outubro de 2009, quando o aluno participou da 3ª edição da Feira de Ciências e Tecnologias do Sul do Maranhão ganhou o 3° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Em novembro, foi convidado pelo Programa Jovens Talentos do CECIERJ para participar da Exposição de Pôsteres no Congresso Internacional de Petróleo e Gás no Rio de Janeiro, na ocasião recebeu o 2° lugar e ganhou ainda uma câmera digital.
Em março de 2010, foi selecionado para participar da 8ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) no campus da USP em São Paulo e após ser mais uma vez avaliado, foi agraciado com o Destaque Nacional em Química, pela YALE University. Em agosto do mesmo ano, foi participar da 5ª edição da Expo Esi Amlat (Exposição Latino-americana de Ciência) sendo premiado com o Destaque Internacional pela Investigação Científica e com um credenciamento para representar o Brasil na 11ª edição da Expo Esi Mundi (Exposição Mundial de Ciências) organizada pela ONU em julho de 2011 em Bratislava na Eslováquia. Em outubro, o projeto participou da 25ª edição da MOSTRATEC (Mostra Internacional de Tecnologia) no Rio Grande do Sul, onde foi premiado com o Destaque Internacional em Sustentabilidade e recebeu um credenciamento para participar da 3ª Olimpíada Internacional de Meio Ambiente (INESPO) na Holanda.
Em março de 2011, o projeto foi selecionado mais uma vez para participar da 9ª FEBRACE, nesta ocasião o projeto bateu recorde em prêmios, 3 prêmios de uma só vez. O projeto recebeu o 3° lugar na categoria Rigor Científico, concorrendo com cerca de 300 projetos do país inteiro, o 2° lugar na categoria Engenharia, concorrendo com diversos projetos inovadores e criativos do Brasil, e recebeu o credenciamento para particpar da maior feira mundial de ciências, a copa do mundo de ciências: a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) em Los Angeles-EUA. A ISEF ocorreu em maio e o projeto após ser avaliado em inglês por 14 avaliadores de várias universidades americana recebeu uma Menção Honrosa como um dos 7 melhores sistemas de engenharia apresentados na feira.
Em junho de 2011, com apoio da Reitoria do IFF o projeto representou o Brasil na 3ª Olimpíada Internacional de Meio Ambiente (INESPO) na Holanda, recebendo uma menção honrosa por representar o Brasil.
Em julho, o projeto recebeu mais um prêmio, após participar do Concurso Nacional de Jovens Inovadores 2011, o projeto ficou entre os 10 melhores projetos, sendo selecionado para mais uma vez representar o Brasil na Feira Mercosur em Posadas na Argentina, em outubro deste ano.
"O apoio do IFF foi fundamental em toda esta trajetória de sucesso. Agradeço a Reitora Cibele Daher e ao Diretor Geral do campus Macaé Marcelo Félix, pelo apoio e incentivo. O IFF tornou-se neste ano uma das melhores instituições de pesquisa no ensino médio, esta tradição tem que continuar. Apoio a pesquisa e a extensão não falta nesta instituição, muito pelo contrário existe em abundância", declarou ele.
4 comentários
Caro amigo,
Sinto-me orgulhoso em saber de algo extraordinário.
O sucesso desse menino. Foi meu aluno de alfabetização por 2 anos na Escola Muinicipal de Alegria dos Anjos.
Tudo indica que vai ser cientista.
-Prof.Cirábio Ramos
Caro amigo,
Sinto-me orgulhoso em saber de algo extraordinário.
O sucesso desse menino. Foi meu aluno de alfabetização por 2 anos na Escola Muinicipal de Alegria dos Anjos.
Tudo indica que vai ser cientista.
-Prof.Cirábio Ramos
Carlos Jorge, notícias como esta só confirmam nossa crença de que a educação, de fato, pode ser agente de emancipação. Mto bom compartilhar conosco, seguidores do Blog, notícia tão alvissareira.
Abraços,
Ninna F.
Tenho orgulho de ser sua irmã,Parabéns mano!!
Postar um comentário