Organização em ciclos e aprovação automática
Em meu curso de Pedagogia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), estou trabalhando no atual período- dentre outras- com a disciplina Seminário na Educação 4.
A disciplina é composta por vários fóruns, neste os graduandos debatem os pontos positivos e negativos na implantação da organização do Ensino em ciclos e da aprovação automática.
A nossa participação, em no máximo 30 linhas é sinalizada a partir da leitura do artigo; Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre sua implantação, de Candido Alberto Gomes. Revista Brasileira de Educação. 2004, n.25, pp. 39-52.
Meu Artigo
As mudanças constantes na Educação é uma necessidade e dentre tantas propostas estão inseridas a organização em ciclos e a aprovação automática. Toda nova proposta gera desconforto e discussões, estas necessárias para o aprimoramento continuo do processo, e com a organização do ensino em ciclos não é diferente.
No ensaio indicado para discussão o autor apresenta os pontos positivos e conflituosos das propostas de organização do ensino fundamental em ciclos e a aprovação automática. Colocando em relevo questões ligadas a repetência, fracasso escolar entre outros.
Para que tais mudanças possam efetivamente resultar de maneira positiva é preciso que a base organizacional (as secretarias) estejam em dialogo permanente com os diversos atores do contexto escolar; Professores, pessoal de apoio, pais de alunos onde estes (alunos), sejam efetivamente o ponto central e mais importante nas mudanças.
Reafirmo a importância da participação efetiva da escola no processo de elaboração de propostas, pois estas devem focar na realidade social em que a mesma está inserida. Cada Escola tem a sua história e o planejamento deve ser flexível de maneira que possa ser contemplado as particularidades de cada instituição.
Outro ponto que merece atenção e deve fazer parte no processo de mudanças no sentido de se buscar uma educação de qualidade é a qualificação do profissional de ensino. De que adianta um PPP bem estruturado, com propostas mirabolantes e bem articuladas se o Professor não estiver apto a executá-las.
O debate em torno de propostas para a educação acaba por envolver diversos aspectos. Muitos pontos conflituosos existem e devem ser trabalhados, porém isso é assunto que não se esgota e certamente teremos outras oportunidades para discuti-las.
Link para o artigo referência; http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000100005&script=sci_arttext&tlng=pt
Um comentário
parabéns pelo blog muito bem feito e matérias bem legais com certeza vou seguir, criei um Clicks & fotos se puder e achar que vale a pena da uma divulgada para mim, estou estudando para me transformar em um profissional, vou postar fotos minhas e de quem me mandar, valeu abraço!
http://clicksefotosra.blogspot.com.br/
Postar um comentário