São Francisco: Sedia 1º Fórum Intersetorial Estadual

        Aconteceu na segunda-feira (29/04) no barracão Cultural em Gargaú litoral de São Francisco de Itabapoana, o 1º Fórum Estadual Intersetorial "Voz aos Povos" do ano de 2013. O evento  teve como público-alvo Quilombolas, Assentados e Acampados rurais, Indígenas e Pescadores artesanais das regiões Norte, Noroeste e Lagos.
O encontro contou com representantes dos Municípios de Campos, São Fidelis, Cardoso Moreira além de boa representação de assentamentos e comunidades quilombolas de São Francisco.
Segundo Ruth Sales  Secretária executiva do fórum, o principal objetivo do evento foi discutir com as comunidade as suas principais necessidades, e a partir das demandas apresentadas  ir em  busca de soluções junto aos governos “ existe recursos, mas muitas vezes essas comunidades não sabem como proceder e o nosso  comitê diretivo existe  justamente para dar esse suporte na elaboração de propostas” afirmou Rute.

 São Francisco de Itabapoana conta duas comunidades quilombolas;   Deserto Feliz e Barrinha. Conversamos com a líder da comunidade de barrinha, a Lidia Maria; mais conhecida na Cidade como Lidia de Barrinha, que nos fala do seu trabalho junto a comunidade e de algumas conquistas, e acredita no resultado do encontro" estou otimista e tenho certeza que será bom pra gente" Afirmou Lidia.

Estiveram presentes também ao evento  representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde e vários secretários municipais de são Francisco de Itabapoana.
O  diretor do Departamento de Cultura de São Francisco de Itabapoana, Edinho Martins fala ao Band Noticias e destaca a importância do Fórum  para aproximação das comunidades com o poder público "Saber o que essas pessoas precisam, aproxima-las mais da gente, saber das suas necessidades é uma proposta do Governo Municipal" Afirmou Edinho.


O Fórum é uma realização da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e da subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos. Foi instituído pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 2008 no intuito de promover a valorização desse segmento, estreitar relações entre gestores públicos, além da formalização de ações intersetoriais
Ouça Entrevista vinculada na BAND Fm em 29/04

Nenhum comentário