Seminário debate a inclusão social

Estamos Participando do seminário7 do Curso de Pedagogia da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Estamos discutindo  a importância da leitura como ferramenta de  inclusão e ascessão social. Diante de importantes conteúdos que temos a nossa disposição, gostaria de compartilhar com os nossos leitores um pequeno Filme, porém importante para a nossa reflexão não somente como educadores, mas como cidadãos produtores de  ações afirmativas.
   O filme mostra a realidade de inúmeras famílias brasileira que ainda vivem distantes de ambientes alfabetizadores. De geração em geração, a cultura de segregação e alienação do conhecimento é reproduzido, e  as políticas compensatórias aplicadas pelos gestores não consegue alcançar de maneira satisfatórioa a maioria dos problemas, ficando apenas no âmbito do atendimento das necessidades básicas.   Continuamos com muitas Marias (personagem do Filme) que não tem acesso às inúmeras possibilidades de aquisição de conhecimento, não conseguindo transformar a sua realidade.
  Se não  tem condições de levar a criança ao encontro da cultura, que o gestor público e a sociedade organizada possam  levar a cultura até a criança. 



3 comentários

Anônimo disse...

amei

Anônimo disse...

Grande sacada. Muito legal!Parabéns.

marceloitabapoana disse...

Assisti a esse filme quando era professor da E.P.G. de Jaqueira - ES. Ótimo.