Guardas usam enxada e balde para combater incêndio


Agentes do Grupamento Ambiental de São Francisco de Itabapoana controlaram na manhã desta sexta-feira (03/05), um incêndio na vegetação nativa na orla da praia de Santa Clara. Segundo informações no local, o fogo teria sido provocado pela queima irregular de lixo doméstico.
É possível perceber pelas fotos, que os servidores não estão usando EPI (Equipamento de Proteção Individual) sendo suas vidas colocadas em risco. É possível ainda verificar o improviso no uso de uma ferramenta de capina (enxada), sendo utilizada como abafador, além de  um Balde com água.  Vale aqui destacar a coragem dos dedicados servidores no cumprimento de seu dever, porém de quem será a responsabilidade caso um guarda sofra um acidente por falta de estrutura para desenvolver o seu trabalho?
Mesmo não sendo operador do direito, é possível verificar através do Código Penal Brasileiro o que o mesmo indica para procedimentos semelhantes: Código Penal, artigo 132 exara sobre as condutas que oferecem perigo para a vida ou saúde do outrem, uma modalidade genérica de perigo – expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

A vegetação onde ocorreu o incêndio fica às margens da rodovia que liga a praia de Santa Clara a Gargaú. A ação dos agentes durou aproximadamente 40 minutos. 

2 comentários

Anônimo disse...

PAta que ó parau .... Isso é piada midiática é ridícula.. Falta do que divulgar no município ... "Séc de mérd".

Prudencio

Anônimo disse...

Risco de morrer de rir ..... Incêndio na restinga ou restinho de incêndio ?