PORTO CENTRAL EM PRESIDENTE KENNEDY; 6500 EMPREGOS

 O projeto do Porto Central, que será construído no Município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Estado do Espirito Santo, será ampliado. Com o conceito de porto-indústria, o empreendimento vai movimentar também cargas gerais, em contêineres, e fertilizantes e grãos. Anteriormente, o foco era a exploração, produção e distribuição de petróleo e gás, além da atividade de mineração. A previsão inicial era que o complexo criaria cerca de 6 mil postos de trabalho diretos, número ampliado para 6.500.
O investimento era inicialmente calculado em R$ 4,5 bilhões para a realização das quatro fases do projeto, mas o valor está sendo revisto. Segundo o diretor do Porto Central, José Maria Vieira de Novaes, serão criadas ainda 4.800 vagas nas obras, previstas para começar no primeiro semestre de 2014. As contratações para elas começarão no início do ano que vem. As contratações para os cargos diretos começarão a ser efetuadas em 2016, ano para o qual está previsto o início das operações. “No empreendimento irão atuar empresas parceiras, desenvolvendo seus próprios projetos. Os profissionais serão contratados por essas empresas”, explicou Novaes. Os salários vão variar entre R$ 1.200 e R$ 15 mil. Serão criadas chances para funções como operadores, mecânicos, operadores de guindastes, técnicos de planejamento e controle de qualidade, auxiliares administrativos, especialistas em logística e técnicos de Segurança do Trabalho. Também haverá chances para gerentes, diretores, engenheiros, economistas e administradores.

SUPERPORTO
A nova concepção é possível devido ao marco regulatório do setor portuário, que permite a movimentação de cargas de terceiros. Com ela, o empreendimento ganha o status de um superporto. A subsecretária de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento, Mayhara Chaves, explica que não existe “uma definição de papel passado” sobre o que é um superporto, mas diz que profundidade,infraestrutura e acesso são alguns dos pontos que ajudam a caracterizar um porto de grande porte. “Para se ter uma ideia, o Porto Central é duas vezes o tamanho do Porto de Santos. É um projeto gigantesco e assim como o Porto de Açu e o de Ilhéus, podemos chamá-lo de superporto.”

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