Mutirão do Glaucoma em São Francisco

Com cerca de 220 atendimentos foi realizado, na sexta-feira (23/08), o Mutirão do Glaucoma. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através da coordenação de regulação,   foi realizado na Praça dos Três Podes, em frente à sede da prefeitura, e teve por objetivo realizar um diagnóstico precoce da doença entre a população.

Segundo Daniele Barreto Coordenadora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde,  além do glaucoma é possível detectar outras doenças “ aqui nós detectamos o glaucoma e outras doenças, e a partir desse diagnostico precoce da demanda é que montamos os projetos” Afirmou.  Ela adiantou ainda que  o paciente que apresenta algum problema,  recebe o encaminhamento completo da secretaria” não constatamos apenas, damos também  todo o suporte e encaminhamento ao paciente” finalizou Daniele.   
Durante o evento, agentes comunitários de saúde realizaram, em uma tenda anexa à unidade móvel de saúde, atendimento de aferição de pressão arterial das pessoas que aguardavam a realização dos exames, realizados pela médica Maria Luiza Godoy, além de distribuição de colírio para os pacientes do glaucoma. 
Segundo a médica Maria Luiza,  o maior índice de casos detectados foram de catarata, retinopatia diabética e glaucoma. “ no caso da catarata  por exemplo, os fatores externos são em sua maioria causadores da doença, portanto é preciso que a pessoa tome alguns cuidados” disse. Ela adiantou ainda que o exame  precoce  facilita a cura” as pessoas devem realizar exame de vista regulamente, pois isso facilita bastante o combate a doença” finalizou Godoy.
O glaucoma representa hoje a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A doença tem características específicas, em que acorre dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual, causado geralmente por aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular).
Confira no link  algumas fotos do evento

Um comentário

Anônimo disse...

que bom o povo merece, que eles tenham um acompanhamento para uma vida melhor.