PROJETO DO PORTO CANAÃ APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


 Prolongada, cansativa e tumultuada assim foi a audiência publica que apresentou o projeto de implantação do Porto Canaã na localidade de Barrinha, litoral de São Francisco de Itabapoana. O evento aconteceu na ultima quarta- feira (11/12) no
centro da cidade com a participação de aproximadamente 200 pessoas, porém ao término do evento  apenas cerca de 50 pessoas permaneciam no local, entre elas pessoas da organização. O evento contou com a presença de representantes do empreendimento, INEA, vereadores, Secretários municipais além do prefeito Pedrinho Cherene e o Vice Amaro Barros.

 Foi feito a apresentação do projeto pelo gestor Rogério Araújo e em seguida foi apresentado os estudos de impacto ambiental, finalizando com perguntas elaboradas pelos participantes, sendo intermediada pelo presidente da Comissão Estadual de Controle  Ambiental( CECA), Antonio Carlos Freitas de Gusmão.
Poucas pessoas fizeram perguntas, entre elas o Secretário  de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, Cláudio Heringer que contestou várias  informações apresentadas durante o encontro, principalmente na área ambiental. O Secretário afirmou que estará formalizando nos próximos dias junto ao INEA todos esses pontos divergentes para que sejam revistos antes que a Licença Prévia seja analisada.

  Lidia, moradora da comunidade quilombola em Barrinha visinha ao  empreendimento, protestou afirmando que o porto  poderá alterar o cotidiano da comunidade, inclusive acabando com os mariscos e peixes, fontes de renda de várias famílias.  Manifestações da plateia  a   favor e contra,  marcaram a participação de Lídia, o que  acabou dando um tom político a reunião, desviando o foco do principal objetivo.

O prefeito Pedrinho Cherene,  participou do encontro porém não ficou até o final, mas afirmou em seu discurso  que a prefeitura estará dando todo o  suporte necessário ao empreendimento, destacando  a importância do porto para a economia do município. Ele afirmou também que foi criado um grupo de trabalho especialmente para acompanhar toda a evolução do empreendimento. “ temos uma equipe acompanhando de perto, estamos confiantes neste empreendimento e o que depender da gente estaremos juntos” finalizou Pedrinho. Nos próximos 10 dias o INEA órgão responsável por autorizar ou não a Licença Prévia estará aceitando sugestões.
Situado em Barrinha, próximo  a localidade de Buena  litoral do Município, o empreendimento causa grandes expectativas  nos moradores quanto a geração de emprego e renda para a região. Com inicio da construção previsto para final de 2014, e cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos devem ser criados na fase de obras.  Já na fase de operação, cerca de 3 mil empregos devem ser gerados.  A previsão é que o terminal esteja concluído ainda em 2017. O investimento na primeira fase está estimado em R$ 60 milhões.



2 comentários

Anônimo disse...

esse porto se virasse realidade seria muito bom para o município

Edison Correa da Rocha disse...

Carlos, eu fiz o possível para assistir e participar da audiência, mas não deu. Aí comecei a procurar em sites de notícias de São Francisco e de Campos, mas para minha surpresa, só você deu detalhes da audiência e nenhum outro site deu sequer uma palavra sobre o assunto. Aí eu pergunto, mesmo tendo sido tão divulgada, não houve interesse desses "profissionais" em participar e noticiar todas as novidades ou simplesmente foi tão desinteressante, tão desacreditada que não valia a pena perder tempo com o assunto "AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE O PORTO CANAÃ"?