Projeto do Porto Canaã é apresentado para autoridades do Município de São Francisco


Representantes do Porto Offshore  Canaã,  localizado em Barrinha Litoral do município de São Francisco de itabapoana  fizeram uma apresentação do projeto para autoridades municipais. O encontro foi uma solicitação do presidente da Câmara vereador Claudinho Viana e aconteceu nesta quita-feira (05/12) no auditório da Câmara municipal no centro da cidade com a presença dos vereadores, INEA, vários secretários municipais além dos comandantes da policia militar e BPRV no município, e do vereador da cidade de Campos Miguelito.
Inicialmente o gestor do empreendimento Rogério Araújo fez a apresentação do projeto e em seguida as autoridades fizeram as suas colocações e questionamentos. Durante quase três horas, foi debatido várias questões tais como: geração de emprego e renda, impactos diretos e indiretos ao meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, políticas compensatórias entre outros.  O vereador Alexandre barrão, por exemplo, questionou quanto ao destino do lixo produzido pelo porto, o vereador Raliston Souza destacou a importância de criar o mais rápido possível programas de qualificação  de mão de obra local, enquanto o vereador Fabinho do estaleiro falou sobre  a estrutura de rodovias para acesso ao empreendimento. Esses e vários outros questionamentos foram feitos e respondidos pelo gestor do projeto, o economista Rogério Araújo, que destacou a urgência por parte dos gestores do município, em cria mecanismos legais que incentivem através de benefícios fiscais a instalação de novas empresas “ o porto será um atrativo para várias outras industrias e é preciso que o município faça o dever de casa criando atrativos fiscais “ disse Rogério.

A diretora do departamento de trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social Gleicy França  informou que existe um balcão de empregos na secretaria, e solicitou que o porto Canaã possa estar absorvendo esses trabalhadores cadastrados, e que possa estar criando parcerias para novos cursos que atendam a demanda do próprio porto. Rogério afirmou que está a disposição para quantas reuniões forem necessárias e que o empreendimento irá colaborar no que for possível e necessário.

No dia 11 de dezembro estará acontecendo  no centro da cidade a partir das 19 horas a audiência onde será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Essa é uma das etapas previstas antes da emissão da licença prévia. 

Um comentário

Anônimo disse...

Tenho minhas dúvidas quanto a realidade desse porto. O porto em são joão da barra é um bom exem´plo