SFI: Projeto altera regras para eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Reprodução da proposta 
O voto a partir de agora será obrigatoriamente aberto
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana deverá ser mais transparente, é o que afirmou o vereador Claudinho Viana, autor do Projeto de emenda a lei orgânica que foi  aprovada na seção do ultimo dia 03/12. Na proposta é modificada a redação  do Art. 29.
Entenda a alteração:
Art. 29 - A Câmara Municipal reunir-se-á logo após a posse, no primeiro ano da legislatura, sob a presidência do Vereador mais votado pelo povo, dentre os presentes, para eleição do seu Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, por escrutínio secreto(redação antes da aprovação) de maioria simples, considerando-se automaticamente empossados os eleitos.
 Na nova proposta, a parte em negrito terá a seguinte redação; por escrutínio aberto.
 Com a mudança na lei, todas as eleições para mesa diretora terá que ser obrigatoriamente por voto aberto. Segundo Claudinho Viana, a mudança da Lei, nada mais é do que um ajuste a democracia “ o eleitor tem o direito de saber, em quem e porque, o seu vereador esta votando em determinado colega para a mesa diretora” disse Claudinho.
Opinião  do blog

Sendo um atrativo a parte, as eleições da Mesa Diretora em São Francisco de Itabapoana sempre foram cercadas de mistérios, acordos e muita especulação. Com a possibilidade de o eleitor saber em quem cada vereador está votando, as estratégias devem mudar. Não é redundante lembrar que  a sociedade está mudando, o cidadão está mais informado, politizado e atento ao comportamento dos gestores públicos, por isso a lei vem justamente ao encontro, e não de encontro aos interesses da sociedade.  

5 comentários

Anônimo disse...

A mudança parece simples mas não é. as coisa nessa cidade precisa começar a mudar

Anônimo disse...

nada vai mudar. a galera vai continuar com os conchavos

Campos disse...

Transparência acima de tudo.

Anônimo disse...

Parabéns ao Claudinho pela conduta reta a frente da Câmara. Espero que os nobres vereadores possam eleger-no novamente

Anônimo disse...

Carlos,
PARABÉNS PELA REDAÇÃO DO BLOG. MUITO PROFISSIONAL