SFI: Vereador Claudinho Viana faz balanço do primeiro ano a frente do Legislativo

Ver. Claudinho Viana
Presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana vereador Claudinho Viana concede entrevista ao Blog do Carlos Jorge e faz um balanço do primeiro ano de sua gestão a frente do legislativo sanfranciscano. Por quase uma hora, ele falou das dificuldades no inicio da sua gestão, da harmonia do legislativo com o executivo, do trabalho dos vereadores e seus planos para 2014.
Blog: Vereador Claudinho Viana, qual foi a grande dificuldade encontrada como presidente?
Claudinho: Foi logo no inicio, no dia 2 de janeiro eu trabalhei o dia inteiro aqui na Câmara e na madrugada do dia 3 ainda no gabinete, cansado, eu orei a Deus pois estava sem um norte,  faltava muitas informações e eu precisava naquele momento começar a trabalhar, confesso que os primeiros 30  dias foi muito difícil, mas Deus foi  nos orientando e conseguimos superar as dificuldades.
Blog: E como estão as contas da Câmara junto ao Tribunal de Contas do Estado?
Claudinho: Essa é uma das preocupações nossa, manter a casa em ordem. Enviamos quadrimestralmente as nossas contas para o tribunal, e graças a Deus estão sendo  aprovadas sem nenhum problema.
Blog: Como os  demais vereadores estão percebendo a sua gestão?
Claudinho: Acredito que estejam aprovando, pois a gente está procurando trabalhar com transparência, fazendo as coisas direito, com responsabilidade. Estou apenas um ano como presidente, muito coisa ainda estar pra ser feita.
Blog: O que o senhor destacaria de positivo na administração da Câmara em 2013?
Claudinho: As contas estão todas regularizadas, estamos em dia com fornecedores e funcionários; iniciamos a obra da nossa sede, nela estão sendo gerados 30 empregos diretos e grande  parte dos trabalhadores são de nossa cidade, e o material usado na obra está sendo comprado no comércio local;  aumentamos o  salário de todos os funcionários efetivos da Câmara, aumentamos também o valor do cartão alimentação penso que essas são ações importantes.
Blog: Como presidente da Câmara, quais são os planos de trabalho  para 2014?
Claudinho: Vamos concluir a obra da câmara, implantar o protocolo eletrônico onde a pessoa poderá acompanhar todo o andamento do documento, vamos reativar o site da Câmara, vamos implantar o portal da transparência, enfim são muitas coisas que pretendemos colocar em prática.
Blog: O que o senhor destacaria de atuação importante do trabalho dos vereadores de modo geral?
Obras da sede da Câmara
Claudinho: Posso afirmar que todos trabalharam muito, muitas seções, audiências públicas, viagens e reuniões. Destaco, por exemplo,  as audiências sobre Transporte Público, Agencias Bancárias, Porto Canaã, Segurança Pública entre outras, inclusive o Conselho Municipal de Segurança foi reativado graças ao trabalho dos vereadores.   
Blog: A audiência Pública sobre as agências bancárias não deu resultado prático, o que o senhor  pretende fazer a respeito?
Claudinho: Quando retornarmos do recesso, vou reunir todos os vereadores e o nosso corpo jurídico para  retomarmos o debate, o que não pode é continuar a falta de respeito das agencias bancárias do nosso município, com o cliente. O serviço bancário tem que melhorar, inclusive pretendemos também fazer uma audiência sobre a qualidade dos serviços prestados pela CEDAE.
Blog: O senhor falou do Porto Canaã, qual a sua visão do empreendimento?
Claudinho: Tenho conversado com os vereadores, e o entendimento da maioria inclusive o meu entendimento, depois de tudo que pesquisamos a respeito,  é que o Porto Canaã será muito bom para a nossa cidade, vai gerar emprego e renda para o nosso povo, vai gerar muitos  recursos para o município, eu espero sinceramente que eles consigam as licenças e comecem a operar o mais rápido possível.
Blog: A região está sofrendo impactos diretos com a indústria do petróleo, a cidade de Macaé é um exemplo a não ser seguido, as favelas é uma realidade, inclusive com alto índice de violência. Na região norte  temos o Porto do Açu, Porto Canaã e Porto Central  no Espírito Santo que em funcionamento irão gerar demandas diversas; o que a Câmara esta fazendo para evitar o crescimento desordenado da cidade e organiza-la para atender a essa nova realidade?
Claudinho: Nós aqui na câmara temos conversado muito a respeito, e já estamos modificando a lei orgânica, temos  uma equipe trabalhando firme. A nossa preocupação é pontuar na lei temas importantes tais como: Regras claras para criação de novos loteamentos, a lei de ocupação de solo, incentivos fiscais para industrias, leis ambientais, plano diretor  entre tantas outras alterações necessárias e urgentes.
Blog: O executivo também está participando da reelaboração da lei orgânica?
Claudinho: Por enquanto não, primeiro a gente aqui na Câmara faz um esboço do que pretendemos mudar, levamos para o executivo também dar sugestões, em seguida iremos realizar uma audiência pública para que o cidadão de nossa cidade possa também dar sugestões e só depois é que a nova lei é aprovada, é  um processo longo e importante que pretendemos concluir ainda no ano de 2014. Temos que preparar a nossa cidade para o futuro,  e pra isso é preciso planejamento, criar uma estrutura decente com loteamos com infra estrutura, condomínios, serviços públicos de qualidade só assim a gente consegue desenvolvimento de verdade.
Blog: O senhor foi eleito presidente da Câmara por unanimidade, essa unanimidade permanece  ou já existe divergências?
Claudinho: Dizer que não há divergências eu estaria mentindo, porém essas divergências são no campo das ideias, são 13 vereadores com pensamentos diferentes. As vezes um não concorda com uma ideia, a gente debate, discute e acaba chegando a um consenso.
Blog: E a relação do senhor com o Prefeito Pedrinho Cherene?
Imagem ilustrativa- Câmara depois de construída
Claudinho: A nossa relação é ótima, temos conversado bastante e a Câmara tem colaborado muito para que o prefeito possa arrumar a casa, fazer obras, fazer o que está fazendo coisas boas para o nosso município, e o que depender de mim vamos continuar unidos assim e que essa harmonia perdure  pelos próximos 3 anos.
Blog:  o senhor é candidato a reeleição  para presidência da câmara ?
Claudinho: Sim, sou candidato sim, tenho procurado fazer um bom trabalho a frente da casa e espero que possamos continuar.
Blog: Qual a sua avaliação deste primeiro ano da administração do Prefeito Pedrinho Cherene?
Claudinho: Penso que Pedrinho tem feito muita coisa, pois a mesma dificuldade que eu tive aqui na Câmara, ele teve na prefeitura, porém bem mais, até pela estrutura que tem a prefeitura. Administrar um Município não é fácil, ainda mais com pouco recurso e uma extensão territorial como São Francisco. Foi um ano difícil tanto pra mim quanto pra ele, mas ele tem se mostrado muito empenhado, compromissado e tem projetos bons para 2014, e sinceramente eu não tenho dúvidas que ele fará um bom governo.  

      

7 comentários

Anônimo disse...

Como faço para dar sugestão de lei na nova lei orgânica?

Anônimo disse...

CLAUDINHO TA SABENDO APROVEITAR BEM A OPORTUNIDADE QUE ESTÁ TENDO. É ISSO AÍ

Anônimo disse...

O meu salário não aumentou.

Anônimo disse...

Algumas pessoas falam do gesto meio ríspido do Claudinho, não o conheço e não votei nele, porém depois que li com atenção essa entrevista percebo que ele tá fazendo um bom trabalho e teve coisa pra mostrar. Esse é o caminho, é necessário que os políticos comecem a perceber que as coisas mudaram, as pessoas são bem informadas e estão atentas as manobras dos políticos desavisados que tentam imprimir um forma de política corrupta.

Anônimo disse...

estive na prestação de contas do pedrinho em guaxindiba e não vi nada demais

Anônimo disse...

e o sindicato dos servidores, como anda ou se anda . parece que já concordaram com tudo , e a gente tem todos os meses uma grana descontado do nosso salário para o sindicato, pra quê? O melhor é a gente fazer uma campanha de desfiliaçaõ

Anônimo disse...

Claudinho, sobre uma audiência pública com a CEDAE, promova isso o mais rápido possível, já não aguentamos mais recebermos lama ao invés de recebermos água de qualidade. Isso sem falar em contas exorbitantes para alguns tipos de comércio. Estamos sendo lesados e precisamos com urgência discutirmos este assunto. Onde está o respeito pelo código do consumidor?