ES- 200 VEREADORES 60 PREFEITOS CASA GRANDE PARTE PARA A OFENSIVA

A candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) pode ganhar mais um reforço de peso. Depois de 55 prefeitos declararem apoio à reeleição do socialista (agora já são 60, dos 78 prefeitos), e a vez dos vereadores mostrarem fidelidade ao governador. Uma caravana com cerca de 200 vereadores da Grande Vitória e do interior está sendo organizada. O ato de apoio a Casagrande acontece em Vitória na próxima terça-feira (20/05).
A ideia é trazer à Capital, pelo menos 200 dos 838 vereadores do Estado. A manifestação teria a intenção de causar impacto pelo volume. Mas, embora o número pareça alcançável se comparado ao total de vereadores, é um desafio muito maior do que reunir prefeitos, já que estão envolvidos interesses políticos muito mais fragmentados nas câmaras municipais.
Para os meios políticos, a receptividade ao convite vai depender muito da posição do prefeito nas bases. O jogo político no município, principalmente na proporcional, pode dificultar uma movimentação controlada em favor de um ou outro palanque. A melhor acomodação dos aliados dos vereadores e o embate com os adversários locais é que vai definir o apoio à majoritária.
Conquistar os vereadores é uma ação estratégica, principalmente em uma disputa que se mostra muito acirrada para a eleição deste ano. Eles são os agentes políticos mais próximos da população e, embora não sejam puxadores de votos tão importantes quanto o prefeito, podem ajudar na captação de votos se estiverem unidos aos gestores municipais.
Mas para isso é preciso que o prefeito também esteja bem com o eleitorado, o que não é o caso da maioria no Espírito Santo. Com as perdas de recursos federais e o agravamento da crise nas prefeituras, o eleitor não está satisfeito com boa parte dos eleitos em 2012.
O apoio dos vereadores do Estado é mais uma investida dos apoiadores do palanque do governador Renato Casagrande que vem dando volume à sua candidatura à reeleição nos últimos dias. Desde que assumiu a candidatura, no dia  (06/05), o governador acelerou o processo eleitoral. Depois dos prefeitos, nessa terça-feira (13) foi a vez de um bloco com 10 partidos declarar apoio ao palanque do governador.
Enquanto isso, o adversário apontado até aqui, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), mantém o silêncio sobre sua participação no pleito desde que entregou uma carta ao PMDB do Estado colocando seu nome para a disputa, em meados do mês de abril. Ele vem conversando com aliados políticos e tentando puxar apoios para seu palanque.


Nenhum comentário