OUVI NA VAN...
Amigos! O nosso blog estreia mais uma coluna “OUVI NA VAN”.
São Francisco de Itabapoana tem um dos piores sistemas de transporte público do
mundo (opinião minha). Caro, desorganizado, sem fiscalização, sem tabela de
preços, sem horários enfim sem um monte de coisas, sendo o transporte por Vans a
“salvação da lavoura” dos passageiros. E nestes veículos, mesmo não querendo ouvir
ISTÓRIAS, a gente acaba descobrindo muita coisa, além de saber da opinião da
galera. Dificilmente ando de Van, porém diante da nova coluna, estamos passeando
por aí e ISCUTANDO ISTÓRIA E CAUSOS que serão reproduzidos semanalmente por aqui.
Espero que gostem, e se você anda de Van, cuidado....estamos de olho e ouvidos
em alerta.
1-Ouvi na Van que o futebol tem colaborado para “resolver” problemas domésticos.
Caso o marido chegue à casa com uma mordida no ombro, a desculpa poder ser “...
foi na pelada amor, e ...”, vale
resaltar que o futebol feminino também está em alta, e muitas peladas femininas
também acontecem.
2- Ouvi na Van sobre as alianças políticas pelo Brasil à fora, onde
novos adjetivos foram inseridos no dicionário político. Suruba, Rolo, Orgia
eleitoral e por aí em diante. Na terra do abacaxi as composições são das mais
estranhas. Tem político pedindo votos de joelhos e precisam de muita oração,
outros carregam andores e vão precisar de muita reza, outros são amigos das criançinhas,
enquanto tem aqueles que defendem os
idosos, tem candidato pra todo gosto.
3- Ouvi ainda na Van que no meio dessa confusa campanha, existem os
cabos eleitorais geralmente vereadores, suplentes “lideranças comunitárias”
entre outros que já firmaram os seus $$$ acordos, e desesperadamente tentam
abocanhar uma fatia do bolo eleitoral.
4- Fofoca geral na Van sobre o apoio do ex-prefeito Beto Azevedo à
campanha da pré- candidata Carla Machado,
ex- Prefeita de São João da Barra. Fontes indicam que a família Lemos, poderá reforçar também esse time, isso tem
preocupado algumas lideranças locais e deixado a galera da Van eufórica para ver
o resultado. Barbosão e companhia e Beto Azevedo, juntos novamente, será?...é política.
5- Tem gente falando na Van, que Beto ainda tem força política na cidade, e
que deve lançar o seu irmão Nilsinho para vereador, mantendo acesa a “chama
política” da família Azevedo.
6- Falando em vereador, ouvi na Van que faz a linha para Gargaú, que a
terra da moça bonita poderá contar com novos vereadores. Colaboradores do
governo, detentores de cargos de confiança já estariam em franca campanha. Com
2 vereadores da base morando na comunidade, a galera da van diz que vai dá
muito murmurinho ou show, porém educadamente.
7- Na Van, outro assunto em pauta tem sido a eleição para presidência da
Câmara. O atual comandante do legislativo, que faz parte da base aliada ( ou
não) do governo, não estaria agradando aos colegas; já na Van que faz a linha para
o Imburi, a galera comenta que é por lá
que os olhos do chefe maior estão virados, porém a galera da Van que vai para
Barra de Itabapoana, falam que nem tudo está perdido.
8- Ouvi ainda na Van que faz a linha do centro da cidade, que por lá também tem gente confiante. Encontrei com uma passageira
faladeira, que gosta muito de Face, a mesma me confidenciou que lá pelas bandas
da Praia, a apelação tá grande para ser o escolhido. Um motorista de Van sabendo disso, também deu
a sua opinião, e me falou que está sendo
analisado a vida pregressa de cada um, e suas posturas de fidelidade... e que
deve ser eleito aquele que o chefe concluir que será fiel até o fim, afirmando
ainda que o eleito será quem o chefe “colocar
a mão”, será?
9- Ouvi em uma Van lotada, a pergunta de uma velinha que viajava na
linha de Praça João Pessoa “hi o vereador que tava triste com o prefeito?” Eu
devolvo a bola para o internauta, pois ainda não tenho a resposta “hi o vereador que tava triste com o prefeito?”
10- Ouvi na Van, que a jornada
pedagógica promovida pela Secretaria de
Educação, foi bem interessante. Aos colegas Educadores, deixo o meu abraço.
Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire.
Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire.
Se você também ouviu na Van,
mande um Email para a nossa coluna- superjovem07@gmail.com
8 comentários
É verdade Carlos Jorge, ouvimos cada coisa nessas vans. As pessoas falam como se estivessem numa roda de amigos. Tem coisas que tem sentido. mas muitos falam certas coisas e até afirmam como se fossem verdades.
Bom dia!
Só aproveitando a deixa pra mostrar por que São Francisco não melhora.
O munícipe não conhece e nem tem interesse em conhecer a lei e seus direitos para poder cobrar,mas tem muito interesse nos candidatos que lhes darão um cargo na prefeitura como troca de favor pelo voto.
ACORDA SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA!!!
CAPÍTULO XI
Dos Transportes Coletivos
Art. 257 - É dever do Município planejar, organizar e prestar, diretamente ou sob regime
de concessão ou permissão, o serviço de Transportes Coletivos local, que possui caráter
essencial.
Parágrafo Único- A lei disporá sobre:
I - o planejamento;
II - a organização;
III - a prestação dos serviços;
IV - itinerários a serem percorridos;
V - a política tarifária e forma de reajuste;
VI - o direito dos usuários.
Art. 258 - Compete ao Poder Executivo atendendo aos critérios do Plano Diretor, com
aprovação do Poder Legislativo, planejar e definir as tarifas, os itinerários, o controle de
vetores poluentes de natureza sonora ou atmosférica e as normas mínimas de segurança
para o tráfego viário e conforto dos usuários.
Art. 259 - Definida as normas de planejamento viário e respeitado o Plano Diretor, o
Poder Concedente priorizará:
I - a regulamentação de horários;
II- o estabelecimento de número mínimo e do tipo de veículo utilizado;
III - a fiscalização dos serviços.
Art. 260 - As concessões ou permissões para exploração dos serviços de Transporte
Coletivos atenderão as seguintes normas:
I - a autorização da Câmara Municipal, mesmo que a título precário;
II - serão precedidas de licitação pública;
III - a concessão será dada pelo prazo de 10 (dez) anos, no caso de permissão serão
estabelecidas normas específicas, pelo Poder Concedente;
IV - as concessões poderão ser prorrogadas mediante autorização Legislativa a pedido
do Poder Concedente;
V - as concessões e permissões poderão ser suspensas a qualquer tempo, desde que não
sejam satisfatórios os serviços prestados.
Art. 261 - É dever do Município fornecer transporte coletivo condizente com o poder
aquisitivo dos usuários, respeitando o custo de sua utilização.
Parágrafo Único - Facilitar transporte e linhas condizentes com horário de aula.
Art. 262 - São isentos de tarifas, nos serviços de transportes coletivos:
I - os maiores de 65 (sessenta e cinco) anos de idade;
II - os menores de 5 (cinco) anos de idade;
III - os estudantes da rede oficial de ensino quando uniformizados nos dias letivos;
IV - as pessoas portadoras de deficiência física que as impeça de locomoção e seu
respectivo acompanhante.
Art. 263 - As garagens das empresas permissionárias ou concessionárias de transportes
coletivos, deverão estar situadas no Município com as especificações mínimas
permitidas em lei.
Art. 264 - As empresas que explorarem o serviço de transporte coletivo no Município
ficam obrigadas a divulgar a tabela de aumento das tarifas no interior dos ônibus,
imediatamente após sua vigência.
Parágrafo Único - É facultada a exploração de publicidade nos coletivos, taxi, nos
termos da lei.
Art. 265 - Os coletivos utilizados pelas empresas no transporte de passageiros não
poderão ter mais de 10 (dez) anos de fabricação, sendo objeto de fiscalização periódica,
com a imediata retirada de circulação dos que não estejam enquadrados nas
especificações deste artigo.
Parágrafo Único - As empresas de transportes coletivos, manterão reserva de veículos
para atendimento a eventuais situações de risco normal.
Art. 266 - Os veículos licenciados para fins particulares não poderão ser utilizados no
transporte coletivo, de responsabilidade do Município.
Além do pior sistema de transporte, também falta a fiscalização por parte da emtransf, xxxxxxnão está nem ai pra população, xxxxxmotoristas dirigem sem carteira de habilitação, vans sem documentos ou atrasados no licenciamento, vans em péssimo estado de conservação ou ano para rodagem, isto demonstra uma administração de fiscalização sem zelo, e Pedrinho tem conhecimento e nada faz, parece que tem xxxxxxr, para não tomar alguma atitude. ah vale lembrar que ontem mesmo um idoso foi lá na emtransf reclamar pelo mau trato dentro de uma van, me parece que é o xxxsanta clara.
Carlão, vc não é mole. Criativo pra caramba kk. Grande sacada a sua coluna, mas não deixe de publicar também as outras curtinhas apimentadas kk show de bola , muito bom
Denize Silva via face
Carlos Jorge É Show Parabéns por esta Coluna no seu Blog que é um SHOW!!!Realmente estas VANS tem assuntos mil,desde a origem,ao funcionamento,ao usuário,aos Condutores de Veículos,às condições impostas,à Manutenção destes veículos,às diversas OCORRÊNCIAS Policiais,as Propiinas,a quem está por trás de uma longa história de uma realidade triste e caótica que se instaurou GOELA A DENTRO e a deixando à população a Alternativa a não ser de PAGAR POR ESTE MAL-feito!!Lamentável!!
Outro problema, além dos que já foram citados, é a utilização de menores de idade trabalhando como cobradores nas vans. Fique de OLHOS ABERTOS, Conselho Tutelar!
Acredito q povo da van de barra do Itabapoana pode ter esperança ,pois em questão de fidelidade o unico do partido que do Lide que me parece ser fiel é o de la .
Um absurdo a falta de fiscalização da emtransf nessas lotadas, vale registrar o absurdo o tempo que essas vans levam para sair de gargaú a são francisco, ficam por volta de 30 a 35 minutos de barra velha a saída de gargaú, fato este já comunicado a empresa de fiscalização e nada fez para sanar essa morosidade. Além disso, pessoas que dirigem vans não tem carteira de motorista ou sua categoria é inferior a determinação da lei, xxxxx
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