Assentamento em São Francisco recebe do Estado kits de fossas sépticas



Além de São Francisco, Campos também recebeu o beneficio
Dep. João Peixoto, Christino Áureo e Pedrinho Cherene
Mais 252 famílias de pequenos agricultores na Região Norte Fluminense foram beneficiadas com saneamento rural, implantado pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, num investimento de R$ 415 mil.
Na manhã desta quinta-feira (26/03), o secretário da pasta, Christino Áureo, acompanhado do Deputado estadual João Peixoto(PSDC), presidente da Comissão de Agricultura da ALERJ esteve no assentamento Antônio de Farias, na microbacia Rio Ururaí, em Campos, onde foram instalados kits de fossas sépticas para 59 famílias. Em seguida, as autoridades estiveram na microbacia Fazenda Tipity, no município de São Francisco de Itabapoana, onde também foram entregues fossas sépticas para 193 famílias de agricultores.
Em São Francisco, as autoridades presenciaram o trabalho de abertura de tanques, na
Localidade de São Paulinho,  visitaram uma nascente protegida com Mata Ciliar, na Localidade de Morro do Bode  e finalizaram o encontro no Galpão da Associação do Assentamento Tipity. Para São Francisco  foi anunciado ainda o envio de várias maquinas para abertura de tanques e limpeza de pequenos canais, essas máquinas já estão atuando no Município.  O Estado estará abrindo ainda vários poços artesianos coletivos,  de grande profundidade. Outra medida importante anunciada pelo Secretário foi a liberação de recursos para o pequeno pecuarista comprar ração para o gado, além da interferência do governo do estado junto aos bancos, para a revisão de contratos agrícolas, inclusive os contratos do
Rio Genética. “Não são ações mirabolantes, são medidas práticas que o estado está oferecendo. Algumas já estão acontecendo, como é o caso da abertura de tanques. Os artesianos também já estarão começando nos próximos dias; enfim são ações simultâneas, pois apesar da chuva ter chegado aqui na região, o pior ainda está por vim, com o período de inverno” disse Áureo.
  A EMATER, através do escritório de Praça João Pessoa será o órgão responsável pelo cadastramento, e agilização de documentação
para que o produtor seja atendido. Segundo João das Posses, responsável pelo escritório local em Praça João Pessoa, ele estará montando um plano de trabalho com a sua equipe para agilizar o mais rápido essas ações.
João Peixoto que é o presidente da Comissão de Agricultura disse que todas essas ações já
foram analisadas pela comissão e tem total apoio da Assembleia Legislativa “Eu enquanto deputado tenho cobrado para que  esses recursos cheguem logo até São Francisco, pois independente de apoio político ou não, o meu mandato é para servir o povo, para o beneficio de todos, em especial a minha terra que é São Francisco de Itabapoana” Afirmou Peixoto.
O prefeito Pedrinho Cherene também esteve presente ao evento e agradeceu ao Christino Áureo e ao João Peixoto pela ajuda para São Francisco. Ele informou ainda que está tentando a aprovação do estado de emergência para que ações mais efetivas e rápidas possam ser tomadas pelo Município. 
Entre as autoridades, esteve presente o Assessor Especial da Secretaria estadual de Agricultura, Drº Enaldo Barreto que estará acompanhando de perto a implementação das ações em São Francisco de Itabapoana.  Também estiveram presentes durante as visitas, o secretário executivo do Rio Rural, Nélson Teixeira, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, Marcos Lukahê, gerente agrícola, vereadores, Secretários municipais  entre outros.
Quanto choveu em São Francisco
Sobre o índice pluviométrico no Município, o blog buscou dados junto a Lukahê Agropecuária, maior empresa agropecuária de São Francisco de Itabapoana. Marcos Guimarães (Marquinhos Lukaê), gerente agrícola da empresa apresentou alguns dados: A empresa possui 3 bases de monitoramento das chuvas, pegamos como exemplo dados da base da Fazenda Ouro Verde, na região de Pingo dagua, que apresentaram os seguintes números: no ano de 2012 foi  registrado 701 milímetros de chuvas por metro quadrado; em 2013 foi registrado 1079 milímetros e em 2014   somente 314 milímetros, sendo que não choveu nos meses de Janeiro, fevereiro, maio, agosto e setembro. 
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO VEJA AQUI MAIS FOTOS

Nenhum comentário