Colônia de Pescadores em São Francisco tem nova diretoria


A  Presidente eleita ao lado do atual presidente
A Colônia de Pescadores de São Francisco de Itabapoana(Z1) realizou no domingo (01) eleição para a nova diretoria, para os próximos 3 anos. Saiu vencedora a Chapa encabeçada pela Diviane Chagas, que já atuava  na entidade como tesoureira. A eleição aconteceu durante todo o dia na sede da Colônia na Praia de Gargaú e nas capatazias de Guaxindiba e Barra de Itabapoana, principais pólos pesqueiros do Município.

910 profissionais tiveram direito ao voto, deste total,
compareceram as urnas 687 pessoas. Pescadores que trabalham em águas salgada, doce e caranguejeiros, tiveram direito ao voto. Diviane Chagas foi eleita com 430 votos; José Geraldo Soares(Laudo)atual presidente, obteve 226 votos e Joaci Soares Gomes obteve 31 votos.

Em entrevista ao Blog do Carlos Jorge, Diviane afirmou que a principal prioridade da entidade é tentar junto com as colônias de todo o Brasil derrubar a Lei 665 que deverá ser votada nos próximos dias no Congresso Nacional “Se essa lei passar, os nossos pescadores serão profundamente prejudicados, por isso estaremos juntos com companheiros de todo o Brasil em uma grande caravana no próximo dia 9 de março em Brasília, para uma grande manifestação contra esse absurdo” disse Diviane. 

A hora do voto
Alguns dos pontos destacados pela Diviane, diz respeito ao Defeso- período em que a pesca é proibida- pelo novo texto o pescador que estiver inscrito em qualquer programa social do Governo não poderá receber os recursos durante o período de Defeso. Outra mudança é quanto a solicitação de beneficio; atualmente o pescador pode dar entrada direto junto a Colônia, pela nova lei ele terá que fazer isso junto ao INSS.Outro ponto conflitante na lei é sobre a contribuição do pescador. Atualmente o profissional paga anualmente uma Guia da Previdência Social(GPS) no valor de R$ 79,00 para ter os direitos como profissional da pesca, pela nova lei o pescador terá que contribuir todos os meses.

Outra meta da Diviane na presidência é viabilizar junto a Marinha o curso que credencia o pescador a operar a sua embarcação “Esse curso é uma espécie de Carteira de Habilitação para o pescador, e nós vamos lutar por isso” disse a nova presidente.

Quanto ás parcerias com o município, Diviane afirmou que pretende continuar “Temos importantes parcerias com a prefeitura e queremos ampliar mais ainda essa relação” finalizou Diviane.

A Colônia Z1 foi fundada em 2001, tem sua sede na Praia de Gargau e possui capatazias nas praias de Guaxindiba e Barra de Itabapoana. Conta com aproximadamente 2000 pescadores cadastrados. Atualmente o Estado do Rio de Janeiro conta com 29 colônias.
 A pesca no Município de São de Itabapoana representa o terceiro setor que mais gera emprego e renda, ficando atrás apenas da Agricultura e Pecuária. Fotos e reportagem, Eliete Oliveira.veja AQUI MAIS FOTOS DO EVENTO

4 comentários

Anônimo disse...

Ilzomar Soares Vovô Gargaú Desejo boa gestão, mas deixo aqui minha sugestão que seja criada uma comissão de interesses dos pescadores e demais associados para reivindicar auditoria plena,divulgação de balanços,atender a obras de necessidade dos pescadores como barco socorro,ponto de encalhe com motor para reparos em barcos,fomento para aquisição de redes e peças de reposição assim como todo material e aviamentos para pesca,abertura efetiva do consultório,e sala de informática,e outros.
Curtir · Responder · 8 h

Anônimo disse...

São boas a idéias , pena que esses associados n são pescadores e sim lavradores ,pedreiros, agricultores , e a maioria deles n sabem nem como se coloca uma isca no anzol , como se pega um carangueijo ,nem como se limpa um peixe ,mas recebem seguro defeso e votam na chapa que os privilegiou .

Anônimo disse...

Uma denuncia ao Ministério publico resolveria isso , e com certeza na colonia tem a relação dos eleitores dessa eleição ,e a parti dai veria quem dessas pessoas são realmente pescadores e marisqueiras , e certamente os culpados seria identificados e punidos na forma da LEI .

Anônimo disse...

Concordo com vc querido anônimo o direito e só do pescador e marisqueira,seria interessante no tempo que eles recebem ter uma fiscalização aos donos de barcos,saiu no tempo de defeso multa nele,e a questão de eleição muitos que se querem conhece pescaria ou manguezais, recebem o defeso e votam nas eleições, ministério público já, muito dinheiro desperdissado aqui,sendo q pessoas q vivem da pesca ganham misérias.