Em São Francisco, triste realidade... Eles só querem ter o direito de estudar...


Sem escola  e com o futuro incerto, essa é a realidade de 217 alunos que estão sem estudar por falta de Escola em São Francisco de Itabapoana

Triste realidade e futuro incerto para 217 alunos da Educação Infantil ao 8º ano que estudavam na Escola municipal João Batista de Almeida, na Praia de Sossego, no Município de São Francisco de Itabapoana. No dia 4 de março de 2014, a nossa reportagem denunciou o estado precário do prédio onde abrigava as crianças. Naquela oportunidade(VEJA MATÉRIA AQUI) ouvimos os pais de alunos que reivindicavam melhorias para a escola. Fotografamos um puxadinho feito com
telha de amianto onde crianças estudavam. Ambiente sem ventilação onde as crianças lutavam contra o calor para receber uma educação de qualidade questionável. Essa foi a imagem mais assombrosa que conseguimos registrar de uma educação desarrumada, de uma gestão equivocada que percebe a educação como sendo uma das suas ultimas prioridades.

Dias depois, revoltados com a situação de inércia do poder público, pessoas não identificadas pixaram a escola( VEJA MATÉRIA AQUI). Como resultado das várias  reportagens do blog, o tema foi pauta na Câmara de vereadores onde alguns cobraram providências do executivo. Meses depois, a obra foi licitada.

No dia 13 de abril de 2015, teve inicio as obras de reforma da unidade, porém a limitação de competência ficou mais uma vez evidenciada, pois simplesmente a Secretaria de Educação não se planejou no remanejamento dos alunos.  Já se passaram 4 semanas, e os 217 alunos estão sem aula, não sabem onde e quando irão estudar;  e o Prefeito e a Secretária de Educação não apresentam uma solução para o problema criado por eles mesmos.

E as atrapalhadas não param por aí; além dos alunos estarem sem estudar a 4 semanas, ferindo a Constituição Federal, ECA e LDB*;   a obra segue sem a placa com os valores e fonte de recursos, o que é ilegal, cabendo a Câmara de vereadores uma posição fiscalizatória.
 O prédio está todo destelhado,  e nesta segunda feira(4) constatamos através das fotos postadas na matéria que a obra está parada, nenhum funcionário da empreiteira, que não sabemos o nome e nem quanto irá receber, foi trabalhar. O local segue abandonado, enquanto os alunos seguem em casa e os pais aflitos com toda essa confusão.

Como sempre fazemos, deixamos o espaço aberto para que a Secretaria de Educação possa se posicionar quanto ao assunto


  *“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Constituição Federal de 1988, artigo 205.

  
Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.

23 comentários

Anônimo disse...

Carlos Jorge, já falou da festa de 1° de Maio que a prefeitura fez, que foi um SUCESSO? Ou só sabe criticar? kkkkkkkkkkk
#aoposição #jáestáemdesespero #sósabemcolocardefeito #meuDeus #paraquetáfeio

Anônimo disse...

A escola está em reforma, agora resta ESPERAR. Os pedreiros não tem motorzinho nas mãos..
Garanto que se não tivesse reformando as pessoas também iriam reclamar, o povo só sabe reclamaaaaaaarrrrrr
Nada ta bom pra esse povo, bom mesmo era o Governo de Beto, Frederico, etc.. Povinho de memória curta

Anônimo disse...

Lamentável essa situação. Sabemos que era preciso fazer a obra. Mas desde que a secretária de educação acomodasse os alunos em outro local, ou tivesse iniciado essa obra nas férias. O que não pode é aluno ficar sem ter aula. Que falta de responsabilidade. E o valor da obra ? Como pode iniciar uma obra sem colocar valor. firma que ganhou a licitação . Enfim essa é a educação de São Francisco. E o prefeito falou numa rádio local, num programa que foi ao ar nesse sábado de uma educação de primeiro mundo. Como ele está equivocado!!!!! Com a palavra os nobres vereadores, que defendem tanto o prefeito e diz que temos uma educação nota 10. Nos responda na sessão de amanhã se é certo os alunos ficarem sem aula. e nos responda também qual o valor dessa obra.

Anônimo disse...

panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos ... Vejo que essa mesma prática ocorre com frequência em São Francisco e começou pelo pai do atual prefeito.Quanto ao blog não noticiar a festa circense, que o blogueiro na sua mais pura e elevada capacidade de raciocínio crítico siga nessa linha, pois a cada matéria por ele postada, é um passo firme para libertação intelectual de um povo ainda alienado pela cultura dominante. Parabéns Carlos Jorge pela qualidade do seu trabalho.

Anônimo disse...

Um dos melhores comentários que li por aqui.

Anônimo disse...

Anônimo de das 14:13hrs. Deixa de ser politiqueiro, repeito com os alunos e pais dessa localidade. Pessoas iguais a vc não querem o bem do povo sofrido de São Francisco, quer saber só do envelopinho. Pede pra ir embora daqui, seu sanguessuga.

Anônimo disse...

Esperar a obra ficar pronta tudo bem!!!!, mas deixar as crianças 4 meses sem estudar É UMA VERGOOOOOONHA Nacional.....
Chama o Fantástico gente!!!!!

Anônimo disse...

Povinho de memória curta!!!! Mas é o presente que interessa, falar mau do passado não irá resolver nada, arranja outra defesa puxa saco, o prefeito lhe paga pra defender ele bem, não sabe nem o que fala. kkkkkkkk.

Anônimo disse...

Sabemos que está em reforma, e também que precisava dessa reforma. Acho que vc não leu a matéria na íntegra. O que estamos reclamando que a secretária deveria acomodar os alunos em outro local ou ter iniciado essa obra nas férias. Se não está reclamando porque não tem filho que estuda, e passar dias sem ter aulas.

Anônimo disse...

Que sucesso? faça me rir. Um sorteio de uns prêmios, e daí. Antes tinha almoço para os trabalhadores, e hoje?

Anônimo disse...

Essa secretária de educação não tem nenhuma noção.Caro prefeito . jamais vai conseguir reeleição com esse grupo que aí está. Ninguém gosta desse grupo. A não ser um grupinho que está sendo privilegiado.

Anônimo disse...

Meu deus do ceu para tudooo foi isto mesmo que eu li????? Um ser abominavel querendo comparar a festa de 1° de maio com uma escola??? Ou melhor com a educaçao de mais de 200 crianças! Sinceramente nao sei mais nem o que pensar diante de tal comparaçao kkkkkkk... E para o outro coleguinha que disse que os pedreiros nao tem motorzinho na mao, eh realmente obra eh uma coisa demorada, mais se a obra parar ai que os pedreiros nao trabalham ne, coisa que estou sabendo que a obra esta parada... Mais sem comentarios espero mesmo eh que essa escola termine logo pois as crianças nao devem pagar por poliricos corruptos que temos em nossa cidade 😉

Anônimo disse...

Tenho filhos estudando na escola de Batelão de Barra. Vai lá Carlos Jorge!,! Vc vai ve janelas e maçanetas quebradas. Quando chove molha as crianças. Fezes de passarinho pra tudo luga. Limo no chão do pátio onde as crianças brinca. Falta mesa e cadeira para os alunos e muito mais.

Anônimo disse...

Cadê os vereadores? Estão esperando o MPF bater na Sec. De educação também? Que vergonha!

Anônimo disse...

sao muitas escola desse jeito com pintura desde da epoca do falecido sr pedro cherene vcs tem e que fazer uma visita a escola de lagoa dos paus e uma escola de crianças pequenas a tinta e azul claro e azul marinho ainda

Anônimo disse...

puxa saco

Anônimo disse...

escolass abandonadas kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

meu filho tem 7 anos e ate agora não sabe nem ler e escrever estuda em nova belem pq não tem outra escola perto so jesus por nos uma escola desogarnizada , por professores que so sabem ver o bem proprio , que nao sabe da educação para proprios filhos

Anônimo disse...

Só vim ler os comentários! falo nada só observo!

Anônimo disse...

Um recadinho para os doze vereadores.não venha na sessão de amanhã. mas uma vez defender esse prefeito, sem defesa. vcs foram eleitos para defender o povo. Mas quando chega na sessão ficam falando um monte de bobagens. Pois vcs sabem muito bem que só falam essas bobagens pq .não tem coragem de ser oposição e XXXXX Mas tudo isso já caiu no ridículo.

Anônimo disse...

Na verdade os políticos acham que sossego e sonhos não tem votos, não elegem nem um vereador, eles tem que lembrar que muitos tem títulos antigos desde da epoca de são joão da barra, muitos votam fora, votam em guaxindiba, santa clara e até na cidade de São Francisco.

O que será dos nossos filhos, serão SEM EDUCAÇÃO ?????????

Anônimo disse...

Vê se para de reclamar do que não sabe. Na certa a professora está com duas turmas juntas. Garanto que vc não sabe que a Secretária de Educação está fazendo contenção de gastos, sobrecarregando o professor com turmas multiseriadas. Assim, seu filho nunca vai aprender mesmo. Por culpa de Katia e Celeste, não da professora. Esta sim merecia um prêmio por ainda ter condições físicas e mentais para aguentar uma situação dessasa.

Anônimo disse...

Festa mentirosa! Enganando o POVO!
A prefeitura não tem dinheiro e comprou esses presentes, mostra a nota, dos presentes e brindes ??? Cadê a nota ?
Essa escola vai continuar assim por muito tempo, pois dizem que em sossego e no sonho, não elegem 1 vereador, mais uma mentira!
O dinheiro dessa obra veio de Brasília do Deputado Federal Garotinho, e hoje ele nem Deputado é mais, quanto tempo mais vamos esperar...