Em São João da Barra, “Educação Ambiental nas Escolas” ultrapassa os limites do município



Desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SMASP) de São João da Barra, o projeto “Educação Ambiental nas Escolas” ultrapassa os limites do município e promove, a convite, ações junto a unidades escolares de cidades vizinhas. Nesta quinta-feira, 11, mais de 70 alunos da Escola Adventista de Campos dos Goytacazes foram guiados pala equipe de Educação Ambiental da SMASP para uma visitain loco pelo Pontal de Atafona, 2º distrito do município.

Antes da visita os alunos assistiram uma palestra, realizada no dia 14 de maio, sobre o rico ecossistema local, preservação do meio ambiente e sobre o fenômeno do avanço do mar que atinge o litoral do município. A palestra contou, como material de apoio, com fotos e vídeos que mostram o ecossistema
sanjoanense.
Só nesta segunda semana de Junho a equipe já realizou, além desta visita, outra com a Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza com cerca de 30 alunos do ensino fundamental, que antes assistiram palestra sobre avanço do mar, Pontal e manguezal. Na última quarta-feira, 10, alunos que cursam a disciplina de Impactos Ambientais do Instituto Federal Fluminense (Iff), também assistiram palestra sobre manguezal e restinga, com a participação de Frederico Lage doutorando na Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Vale lembrar que o Projeto “Educação Ambiental nas Escolas” tem como objetivo principal visitar unidades de ensino por todo município de são João da Barra, porém, atende também outras cidades mediante convite, que pode se feito – pelas escolas do município ou não – pelo telefone 2741-7878, ramal 261, ou pelo e-mail marcoampacheco@gmail.com .

O tema a ser abordado pode ser escolhido pela escola e os alunos sempre participarão de uma palestra seguida de aula in loco. Em média 85% das escolas sanjoanenses recebem a visita do projeto todo ano, incluindo municipais, estaduais e particulares.

 

Nenhum comentário