Atendimento na saúde em Bom Jesus do Norte está sendo informatizado



Atendimento personalizado, mais agilidade na marcação de consultas e exames, controle de estoque de medicamentos entre outros benefícios é o que se espera como resultado da informatização de todo o sistema de saúde do Município de Bom Jesus do Norte. Cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, estão recebendo treinamentos para operar o sistema integrado de atendimento ao usuário. A partir de setembro, o usuário  do Sistema Único de Saúde (SUS)de Bom Jesus do Norte passará a ter seus dados inseridos no Portal de Saúde do Cidadão. O município passa a ter disponibilizado o software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), ferramenta oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde que possibilita a organização dos serviços nas unidades de atenção básica. Essas ferramentas estão disponíveis para todos os municípios brasileiros.
Na sexta-feira (28) médicos, dentistas, coordenadores, enfermeiros, agentes comunitários entre outros profissionais participaram de mais uma fase do treinamento oferecido pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde- DATASUS, onde tiveram a oportunidade de saber mais detalhes da proposta. Kleber Delatorre, servidor da saúde responsável pelo lançamento de dados no sistema, está otimista. “ O programa não tem mistérios e vai ajudar muito desde o atendimento imediato ao cidadão até o planejamento de médio e longo prazos” disse Kleber que participou atentamente do ultimo encontro.    
Para Walace Maciel Pacheco Junior, Secretário municipal de Saúde a informatização é uma tendência natural para que o objetivo final o bom atendimento ao cidadão seja alcançado. Um bom exemplo, segundo Walace é o controle de estoque da farmácia onde o sistema integrado vai mostrar o estoque, data de validade dos medicamentos, os usuários que receberam esses medicamentos entre outros “Essa informação vai estar interligada na sala do médico, pois quando o profissional prescrever um medicamento, ele já estará sabendo se o remédio está disponível ou não na farmácia do município” Informou.
Outro ponto de destaque é a troca de informações entre os agentes comunitários de saúde e as  unidades de atendimento onde o paciente terá o agendamento da consulta feita pelo sistema e depois de consultada, já terá a data da consulta de revisão  programada. Walace adiantou ainda que o usuário, na medida que for sedo atendido pelos agentes, estará sendo incluído no programa “RG” Cidadão com coleta de dados mais precisos que serão enviados posteriormente para o Ministério da Saúde para a elaboração de políticas públicas mais ampliadas para o setor. “Em médio prazo teremos um Raio X completo de todo o sistema de saúde do Município com um perfil mais preciso dos usuários, os tipos de atendimentos, as demandas mais frequentes entre outros. E com esses dados, fica fácil planejar com mais precisão” finalizou o Secretário. 

Nenhum comentário