Campos recebe, no dia 25 de agosto, conferência inédita sobre efeitos da economia, política e tecnologia para MPEs



A ação do Sebrae/RJ beneficiará 15 municípios do interior do estado do Rio
Campos dos Goytacazes recebe, no dia 25 de agosto (terça-feira), às 18h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (Avenida Alberto Lamego 2000, Lagoa), a conferência “Macro e micro competitividade – efeitos da economia, política e tecnologia sobre as micro e pequenas empresas”, realizada pelo Sebrae/RJ, por meio do programa Sebrae Inteligência Setorial (www.sebraeinteligenciasetorial.com.br). As inscrições podem ser realizadas por meio dos telefones (22) 2723-2429, 0800 570 0800.
A cidade é a oitava a receber a ação, que já passou pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Barra Mansa, Resende, Valença, Volta Redonda e Nova Iguaçu, vai contemplar, até o fim do ano, 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.
Em três módulos – econômico (câmbio e inflação), político (legislação) e tecnológico (novas tecnologias) –, a conferência, que será ministrada pelo economista e consultor de empresas Augusto Franco, ex-dirigente do Sistema Firjan, vai abordar o impacto – positivo e negativo – de informações estratégicas sobre micro e pequenos negócios.
O objetivo também é apresentar o portal Sebrae Inteligência Setorial aos empresários de micro e pequenas empresas como uma fonte de informação. O programa monitora e oferece gratuitamente informações estratégicas validadas por especialistas sobre os setores de
moda, turismo, construção civil, petróleo & gás e alimentos.
Segundo Franco, o excesso de informações e a falta de critérios de seleção de conteúdos podem ser um risco para a estratégica de crescimento dos negócios. “Antigamente a maior dificuldade do mercado era a falta de informação, que provocava incertezas e aumentava a probabilidade de erro na gestão de qualquer empreendimento. Hoje temos um cenário oposto e um novo desafio: a falta de capacidade de processamento de tanta informação, principalmente nos pequenos negócios”, afirma.
O consultor adverte que o empresário precisa saber identificar conteúdos que realmente impactem em seu negócio e as fontes de credibilidade. “É fundamental se orientar por meio de informações relevantes e de qualidade. O empresário precisa estar atento às fontes oficiais e especializadas sobre o mercado em que ele atua. A tipicidade do seu mercado pode fazer com que o câmbio, por exemplo, tenha mais ou menos impacto no seu negócio.”
Depois de Campos dos Goytacazes, Cabo Frio (1º de setembro) é a próxima cidade a receber a conferência. As conferências também serão realizadas em Angra dos Reis, Itaperuna, Três Rios, Duque de Caxias e Niterói. As datas e locais serão divulgados gradativamente. O conjunto dos municípios foi definido com base na maior interseção dos setores econômicos atualmente atendidos pelo programa.
Perfil de Augusto Franco
Especialista em desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro, foi economista do Centro de Estudos de Empresas do Ibre-FGV e consultor de diversas entidades e empresas, tais como: Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Foi professor da Associação Brasileira de Ensino Universitário, da Universidade Estácio de Sá, da Puc-Rio e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Profissional com experiência de 32 anos em questões do dia a dia das empresas brasileiras, e em especial nos últimos oito anos atuou como diretor-geral do Sistema Firjan. 

Nenhum comentário