Desova de Tartarugas em São João da Barra



A temporada 2015/2016 de desova das tartarugas marinhas teve início, de acordo com o Projeto Tamar, neste mês de setembro e segue até março. Somente nas praias de São João da Barra foram registrados pelo Tamar, no último período reprodutivo, cerca de 400 desovas e mais de 29 mil filhotes foram inseridos em seu habitat natural. Para que todo esse processo possa ser realizado, o Projeto conta com o apoio de uma equipe de pesquisadores, estagiários e principalmente de pescadores, da comunidade e dos visitantes.
Das sete espécies existentes no mundo, cinco ocorrem no Brasil e duas no litoral sanjoanese. A Chelonia Mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, vem na região para se alimentar e a Caretta Caretta, tartaruga de couro, que vem para desovar.
A principal missão do Tamar é realizar pesquisas, manejo e conservação dessas espécies, ao longo de mais de mil quilômetros de extensão de praias, por meio de 23 bases de pesquisa e conservação e 11 centros de visitantes localizados em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas em nove estados brasileiros. Só no litoral Norte Fluminense, o Tamar monitora, há 23 anos, aproximadamente 98 km de praias, abrangendo os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Nenhum comentário