Peritos do INSS anunciam greve a partir de sexta-feira com adesão das agências de Campos



Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve na sexta-feira (04/09). A autarquia recomenda ao cidadão que tenha perícia agendada ou queira tirar dúvidas, que ligue para a central de atendimento 135. Servidores de outros setores da autarquia estão em greve há quase dois meses. Em Campos, alguns peritos são representados pelo Sindicado dos Médicos (Simec), e de acordo com o presidente José Roberto Crespo, haverá adesão ao indicativo de greve.
A perícia médica é requisito para benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e, para reconhecimento de acidentes de trabalho. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Samuel de Oliveira, 30% dos médicos peritos vão continuar em atividade.
Oliveira informou que perícias iniciais, casos de maior gravidade e idosos serão atendidos. “Os que já estão em benefício, o INSS vai ter que continuar pagando até o final da greve”, disse ele.
Na pauta de reivindicações da categoria, estão redução da carga horária de 40 horas para 30 horas, incorporação de benefícios ao salário, redução de níveis de progressão, recomposição do quadro de peritos e aumento salarial de 27% em dois anos. Enquanto isso, a proposta do governo é de aumento de 21,3% em quatro anos.
A greve nacional dos servidores teve início no dia 07 de julho. De acordo com o representando do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev), em Campos, Marcos Luis Soares Nunes, a adesão é de 50% nas três agências do município: Centro, Treze de Maio e Guarus.
“Algumas agências na região, como a de Pádua, Itaperuna e São Fidélis, a adesão é de 100%, mas aqui em Campos é de 50% em cada uma. A greve vai continuar por tempo indeterminado até o governo apresente uma proposta melhor”, disse Marcos informando ainda que a adesão à greve ocorre em setores do RH, Marcação de perícia e Pagamento.
Marcos Luis informou ainda que nesta quinta-feira (03/09) haverá, às 10h, um ato público da categoria na Praça do Santíssimo Salvador.

Nenhum comentário