Alunos do Mova Brasil trocam experiências nesta sexta-feira no centro de São Francisco

Monitores do projeto-Foto divulgação
Nunca é tarde para aprender, pelo menos para os mais de 240 alunos de 14 comunidades de São Francisco de Itabapoana que estarão participando de encontro pedagógico nesta sexta-feira(16/10)  a partir das 18:00hs, no salão paroquial da Igreja Matriz, no centro da cidade. Os educando fazem parte do projeto Mova Brasil, iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo reduzir o analfabetismo no Brasil, e estimular o fortalecimento da cidadania na construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Seguindo Fabiana Barreto, coordenadora local do projeto, o  encontro da próxima sexta-feira tem por finalidade o desenvolvimento de atividades diversas e a abertura do dialogo entre os alunos de diferentes comunidades  “Durante o encontro iremos trocar informações sobre o projeto, sendo uma grande oportunidade de ouvirmos os alunos e discutir maneiras de aprimorarmos ainda mais o processo de ensino e aprendizagem” disse.
Pescadores, trabalhadores rurais, donas de casa, aposentados são os principais alvos do projeto que foi interrompido em 2010 e retornou no ano passado atendendo alunos entre 45 e 69 anos. As comunidades atendidas: Gargaú, Guaxindiba, Santa Terrinha, Brejo Grande, Divisa, Amontado, Guarixima, Retiro, Imburi de Barra, Praça João Pessoa, Faxina, Fumega, Barra de Itabapoana e Campo Novo de Cacimbas.

A formação inicial na proposta Mova Brasil  enfoca os objetivos, metodologia, estrutura e funcionamento do projeto, contexto e políticas de EJA. A formação continuada enfoca as orientações sobre a metodologia freiriana, subsídios referentes à leitura e à escrita, à avaliação, ao projeto político pedagógico, à valorização dos saberes cotidianos e à troca de experiências.

Nenhum comentário