Audiência Pública em Bom Jesus do Norte, companhia independente foi a principal reivindicação





Autoridades da segurança pública do Estado do Espírito Santo estiveram reunidas em Audiência Pública na noite de quinta-feira (15/10) no Município de Bom Jesus do Norte. O encontro foi  promovido pela Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALEs), que tem na presidência o deputado Euclério Sampaio, que presidiu a audiência. O encontro foi uma reivindicação do prefeito de Bom Jesus do Norte Ubaldo Martins, com objetivo de discutir a segurança pública do ABC Capixaba (Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado). Aumento do efetivo policial, combate ao tráfico de drogas, criação de uma companhia independente de polícia militar e plantões nas delegacias da região foram as principais reivindicações dos cerca de 100 participantes.
  Humberto Rodrigues de Oliveira, presidente do Conselho Interativo de Segurança Publica (CISP) de Bom Jesus do Norte, destacou a urgência quanto a companhia independente “O conselho já encaminhou essa demanda  para o governo do estado e até agora nada, por isso reiteremos o pedido, pois com o atual efetivo fica muito difícil para a Policia Militar desenvolver um bom trabalho” Declarou Humberto Rodrigues. O Capitão Zucoloto, comandante da 3º CIA informou, durante o encontro, que a secretaria de segurança solicitou, a partir da demanda apresentada pelo conselho interativo, um estudo técnico sobre a viabilidade da  companhia independente em Bom Jesus, e esse estudo já foi feito e uma cópia foi repassada ao presidente da comissão e ao subsecretário de segurança, durante a audiência.
O efetivo da região é de 75 policiais militares para atender três municípios: Apiacá, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, onde as delegacias  funcionam somente nos dias úteis e até às 17h. Qualquer ocorrência fora desse horário ou nos finais de semana são levadas para o município de Alegre, em uma distância  de aproximadamente 60 Km.
Quanto  aos plantões nas delegacias da região, o delegado Ademar Pereira Fully, que responde pela delegacia de Calçado e  Bom Jesus do Norte(interinamente) destacou a necessidade de um maior efetivo também de investigadores. “Com o atual número de policiais, fica impossível fazer um bom trabalho” declarou ele, que sugeriu ainda que os plantões durante a noite e nos fins de semana pudessem acontecer em forma de rodízios nos municípios de São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá evitando o deslocamento de viaturas para a cidade de Alegre.  
Quanto as reivindicações apresentadas, o subsecretário de Segurança do Estado, Guilherme Pacífico disse que apesar da crise, o governo do estado tem colocado a segurança pública como uma das prioridades, e que pretende se reunir nos próximos dias com o deputado Euclério Sampaio para estudar a viabilidade de atender as reivindicações apresentadas no encontro “Não ouvi aqui hoje nenhuma proposta fora da nossa realidade. São reivindicações justas e possíveis de serem atendidas, por isso vamos nos empenhar ao máximo” finalizou o subsecretário.

Prefeito Ubaldo Martins otimista com a audiência
O prefeito Ubaldo Martins, saiu confiante do encontro “ Estamos fazendo a nossa parte, e vejo boa vontade nessas autoridades que estiveram na audiência. Euclério Sampaio, Guilherme Pacífico e as demais autoridades demonstraram interesse, por isso acredito que teremos bons resultados em um futuro próximo” declarou o Prefeito Ubaldo.
Estiveram presentes também o Major Turini, representando o Comando de Policia Militar; Maria Aparecida Basane, Promotora de Justiça; Delegados da Polícia Civil, Ricarte Teixeira( bom Jesus do norte) e Sandro Zanon(Cachoeiro de Itapemirim), vários vereadores de Bom Jesus do Norte, secretários municipais e representações  de entidades civis organizadas.

Nenhum comentário