Operação de fiscalização em rodovias de São Francisco de Itabapoana. Como “anda” o transporte coletivo no município?



Durante todo o dia de sexta-feira(27/11) aconteceu operação de fiscalização de veículos no Município de São Francisco de Itabapoana. Policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV)  e  policiais do 8º Batalhão de Policia Militar atuaram em conjunto com o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro(DETRO), na repressão ao transporte irregular de  passageiros. A operação também teve como alvo o tráfico de drogas e  armas. Um dos pontos de abordagem foi na RJ 224, na localidade de Bom Jardim, e o outro ponto foi na RJ 232, em Guaxindiba.  Como saldo, 6 veículos foram apreendidos por atrasos em emplacamento, condutor sem habilitação e transporte irregular de passageiros. Os veículos foram rebocados para o Pátio Norte.
Triste realidade de São Francisco
Enquanto durou a operação, centenas de passageiros ficaram sem transporte no Município. Grande parte dos veículos que transportam passageiros trabalha de maneira informal, e durante a operação, esses veículos ficaram sem transitar causando transtornos aos moradores. Atualmente o município conta com um dos piores modelos de transporte público do Estado do Rio de Janeiro. As localidades, principalmente as mais distantes do centro da cidade, contam apenas com o transporte alternativo. A Empresa Rogil que detém a concessão do transporte municipal de passageiros, que deveria atender a grande parte do município, possui apenas um ou dois veículos em estado precário de conservação, atendendo o município. A empresa 1001 atua com poucos horários apenas no transporte intermunicipal, e a recém-chegada Empresa Brasil que assumiu alguns horários para a cidade de Campos, antes atendidos pela 1001, atende apenas algumas rotas pavimentadas.
O município  concedeu algumas linhas para vans que deveriam suprir essa demanda, porém  não existe um cronograma de horários, não existe fiscalização por parte da Empresa Municipal de Trânsito(EMTRANSFI) e muito menos uma tabela de preços estipulada pelo município para cobrança de passagens, sendo os  proprietários de vans e lotadas que fazem as suas próprias regras e impõem as suas “tabelas de preços”. Tomamos como exemplo um percurso de aproximadamente 3 quilômetros, entre o centro da cidade e a localidade de Volta Redonda; valor da passagem R$ 3 reais, ou seja 1 real por quilômetro. É justo os valores aplicados?
Quanto a ilegalidade de alguns veículos, de alguns topiqueiros e proprietários de lotadas, estes por certo gostariam de estar legalizados, porém a farra de distribuição de concessões de licenças para Táxi, é uma realidade que teve inicio na gestão do então prefeito Beto Azevedo e permanece na gestão do atual prefeito Pedrinho Cherene. Veículos com placa de Taxi, sem faixa de identificação, sem cumprir horários em pontos. Quem são os permissionários? Em sua maioria comerciantes, empresários e cabos eleitorais dos senhores do poder, enquanto que existe um grande número de pessoas que estão irregulares transportando passageiros, pois não conseguem tais licenças, e permanece na clandestinidade a contra gosto.
   
O poder público permanece em sua zona de conforto enquanto que a população paga valores estratosféricos por um transporte  “meia boca” sem seguros, muitos com motoristas sem habilitação e veículos rodando em condições precárias.  Nos fins de semana é praticamente impossível cumprir horários contando com o transporte coletivo, ficando a população refém de um sistema arcaico onde as autoridades (Prefeito e vereadores) simplesmente ignoram o estado de abandono do sistema, pois não dependem de tal serviço para uso próprio.
Já ouvir por diversas vezes, o senhor Diretor da Emtransfi, afirmar que ele é um legalista, que gosta das coisas corretas, porém as irregularidades no transporte estão presentes a poucos metros de seu confortável escritório(sede da Emtransf) onde o aluguel é pago pelo contribuinte, e ele simplesmente ignora esse estado de coisas, pelo menos essa é a percepção que temos, pela ausência de ações efetivas na tentativa de solução de tais problemas. Será que temos que aguardar um novo gestor a frente do executivo para mexer nessa “caixa preta” do transporte no município ou o senhor prefeito Pedrinho Cherene que é o único responsável por essa desestrutura, vai demitir os seus limitados colaboradores e chamar a responsabilidade para si, e resolver o problema? Desculpem os leitores, por um texto tão contundente, porém se faz necessário expor para a sociedade uma triste realidade de São Francisco que é “governado” pelo prefeito Pedrinho Cherene, pois só quem depende do transporte, é que sabe da importância de estarmos colocando tal assunto em evidência para que as autoridades tomem ciência de que é preciso fazer algo para a solução. O que não pode continuar acontecendo é um motorista de lotada “fugir” de uma blitz, como um fora da lei, pois são pessoas do bem e prestam um serviço, mesmo que precário a sociedade. Uma população inteira continuar dependente desse tipo de transporte sem regulamentação, e as autoridades na zona de conforto esperando o próximo pleito eleitoral para prometer novamente e não cumprir.

3 comentários

Anônimo disse...

O que realmente falta é ausência de fiscalização por parte do órgão fiscalizador do município, não existe punição para as vans que comentem inflações em sua rotina de trabalho, motoristas sem habilitação e bêbados no volante, cujas irregularidades são de conhecimentos da ENTRANSF, e não toma as providencias que deveriam ser tomadas por questão politicas.

Anônimo disse...

A presença do detro na cidade se deve a solicitação da entransf , em face de sua incompetência.
Paulo Roberto

Anônimo disse...

Pior lugar para se locomover que eu já vi em um munícipio. A gente pega uma desses transportes em são francisco e se for saltar antes do DPO paga-se o mesmo como se fosse até gargaú. Deveria ter uma van ou um ônibus para santa clara , guaxindiba e gargaú junto a chegada do ultimo ônibus de campos q chega a são francisco ou o mesmo ir direto. O intervalo na rodoviária de campos é grande,se perder o ônibus para São Fancisco às 19 h o próximo só às 23;30 isso é um absurdo. Está cada vez pior e essa Emtransfi já passou da hora de ser fiscalizada e colocarem pessoas competentes para trabalhar. O que esperar de um PREFEITO QUE NÃO MORA NA CIDADE ONDE GOVERNA. revolta é geral.isso já era para ser resolvido.