Apaes se preparam para receber crianças com microcefalia no Espírito Santo

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) já está se articulando com suas filiadas para o atendimento às crianças que nascerão com microcefalia em decorrência do Zika Vírus no Espírito Santo. Há instituiçõescom expertise e preparadas tecnicamente para receber esses novos usuários e a intenção é disponibilizar três centros de referência no Estado (Grande Vitória, Sul e Norte).
As Apaes estão à disposição do Estado e das autoridades de Saúde para compor os comitês que tratam da questão e firmar parcerias no atendimento aos casos de microcefalia que surgirão, em uma ação de apoio à estruturaoferecida pela rede pública.
O coordenador de Saúde da Feapaes-ES, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, e a médica geneticista da Apae de Vitória, Terezinha Sarquis, estão à disposição para entrevistas.
Zica Vírus
O vírus foi identificado pela primeira vez no país em abril e tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. A doença costuma evoluir de forma benigna, com sintomas como febre, coceira e dores musculares, mas a associação do vírus com outras doenças é preocupante. O Ministério da Saúde já confirmou a relação com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré.Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.


Nenhum comentário