Educação de Bom Jesus do Norte foi premiada com projeto sobre o uso sustentável da água

Alunos e seus professores 
O Município de Bom Jesus do Norte foi premiado através do Programa Agrinho, com um projeto do uso sustentável da água, proposta de autoria da Professora Camila Ramos, que ficou com a 3º colocação, concorrendo com cerca de 5 mil professores de todo o Estado do Espírito Santo. Além da premiação de melhor projeto, o município teve ainda 5 alunos medalistas que ficaram entre os 20 melhores do Estado, concorrendo com 80 mil participantes. Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial foram premiados nas categorias Desenho e Redação. O programa que finalizou este ano a sua 11ª edição, teve como eixo norteador, “Uso sustentável da Água”. A Professora recebeu como prêmio um notebook e uma impressora, e os alunos receberam medalhas. O evento aconteceu no dia 26 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória e reuniu professores e alunos de 56 municípios Capixabas.
Professora Camila junto dos alunos premiados
No concurso, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR) e pela  Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo(FAES), cada município enviou 27 trabalhos. De Bom Jesus do Norte, alunos de 3 escolas foram premiados, são eles: Nicolly Moura Silva, aluna da Escola Municipal Gil Veloso; Ana Clara Gomes Santos e Pedro Paulo S. Lacerda Filho, ambos do Colégio Municipal Minervina da Silva Araújo; Ana Beatriz B. Pacheco e Lucas Azevedo, alunos do Colégio  Coronel Antonio Honório. A premiação foi recebida com muita euforia por toda rede municipal, afinal é a primeira vez que o município foi premiado.
 A professora Camila Ramos, 36 anos, e 18 destes dedicados a educação, trabalha com uma turma de 15 alunos, do 3º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal Minervina da Silva Araújo.  Ela explicou de forma resumida alguns pontos do seu projeto que teve como titulo, “Água uma necessidade, poupar nossa responsabilidade”. “Primeiro fizemos um trabalho de conscientização dos alunos, depois envolvemos a escola através de panfletos distribuídos, depois os alunos conversaram com os pais sobre o que poderia ser feito para preservar o Rio Itabapoana, de posse das idéias trazidas pelos alunos, cada um confeccionou panfletos com sugestões, que foram distribuídos nas ruas da cidade, Além disso, confeccionamos porta lápis, utilizando caixinhas de leite e finalizamos plantando mudas de árvore produzidas pelos alunos, a idéia central de conscientizar foi alcança ” Explicou Camila.
Edmilson Carvalho, Secretário Municipal de Educação, disse que esta premiação contempla o trabalho de todo um grupo ao logo do ano letivo “ Na Secretaria somos uma grande equipe onde todos tem voz nas decisões, por isso esse prêmio recebido pela Camila e pelos 5 alunos de 3 escolas representam o esforço  de toda a rede, e serve de estimulo para que no ano que vem possamos ampliar ainda mais os premiados” finalizou o Secretário.      
O projeto Agrinho desenvolve ações educativas nas escolas de diversos municípios do Estado, oferecendo ao público alvo acesso a informações relativas à saúde, meio ambiente, cidadania, empreendedorismo,  trabalho e consumo. O Agrinho é destinado aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.  Este ano, segundo os organizadores, cerca de 5 mil professores e 80 mil alunos  participam do concurso.


Um comentário

Anônimo disse...

Isso é uma pouca vergonha, feriado em cima de feriado como não bastasse, ainda ponto facultativo, isso é são Francisco de itabapoana, governo sem moral, sem respeito, aos que precisam dos serviços nesses dias serão obrigados esperar a boa vontades deles, diga se de passagem, a má vontade, pois tem uns funcionários da prefeitura que acha que são dono do mundo, ei vc , funcionários da prefeitura, atende a população com seriedade e com dedicação, dá o seu melhor, se vc ganha pouco e acha que não vale a pena, pede pra sair e arruma coisa melhor. BCJ