Ponte da Integração, São Francisco a São João da Barra, sai em 2016
Marcada
por dois adiamentos devido a ações judiciais durante a licitação e dois
atrasos, na liberação de verbas e agora, as chuvas nos últimos dias, a Ponte da
Integração que ligará São João da Barra (SJB) a São Francisco de Itabapoana
(SFI) deverá ser entregue em julho de 2016. A obra é aguardada pela população
desde a década de 80 e a demora tem sido prejudicial, principalmente para
escoamento da produção agrícola. A ponte passou por dois processos licitatórios
complicados. O primeiro teve como vencedor o consórcio Ponte Paraíba do Sul,
formado pela Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções
Ltda. A empresa Construtora A. Gaspar questionou o resultado da licitação, e
obteve liminar favorável na 7ª Vara da Fazenda Pública. Com o impasse se
arrastando desde 29 de outubro de 2013, no dia 04 de fevereiro de 2014 o DER
suspendeu a licitação e abriu um novo processo. A segunda licitação foi
realizada em menos de um ano para o início das obras, prejudicadas com o
atraso no cronograma devido a chuvas. O projeto atual substitui o
original, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985, cinco anos antes
da extinção do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), no governo
Collor.
Orçada
em R$ 105.789.109,67, a Ponte da Integração com 1.344 metros de extensão, já
está com todos os pilares da parte terrestre finalizados. No total, são 35. A
obra mobiliza, atualmente, cerca de 80 trabalhadores.
O
diretor de Divisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de
Janeiro (DER-RJ), em Campos, Ivan do Amaral Figueiredo, explicou que a escolha
do lado de SJB, como canteiro de obra central, foi em função do o acesso
facilitado pela BR 356.
—
As chuvas nos últimos dias na região, que culminaram na cheia do rio Paraíba do
Sul, resultaram em um pequeno atraso dos trabalhos, pois os operários foram
impedidos de trabalhar com as vigas do pilar 10. Um mini porto também foi
construído para proteger o terreno onde fica um guindaste, que permanece em um
local fixo e auxilia os trabalhadores. De agora em diante dependemos do rio —
observou Ivan.
Ele
disse que, os trabalhos estão concentrados no fechamento da cabeceira no lado
de SJB, para que caminhões de concreto comecem a subir na ponte. Este trabalho
deve ser concluído até o final desta semana, uma vez que, o expediente não vai
parar durante as festas de final de ano.
De
acordo com Ivan, o projeto inicial da cabeceira mudou, após sondagens da
situação da terra no local, que “não muito boa, mas o problema foi resolvido”.
Ele adiantou que, 34 vãos precisam ser fechados com calda de concreto “para
proteger o interior da ponte para o resto da vida”. Um ponto destacado por Ivan
é que, diversas partes da ponte já vêm prontas de fábricas, o que facilita o
andamento dos trabalhos. “Toda ponte é importante. Ponte é sinal de ligação. É
uma coisa fantástica”, disse.
O
supervisor da obra, Antônio Freitas, também destacou o imprevisto da cheia do
rio, que impossibilitou a instalação de vigas. “O acesso até o final da obra
(parte terrestre) ficou intransitável”, concluiu. Reportagem: Júlio César
Barreto e João Noronha- Fotos: Michelle Richa/ Folha da Manhã
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