Bom Jesus do Norte divulga números da dengue



Inseticida é aplicado sempre no final do dia
A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte divulgou os números da dengue referentes a primeira quinzena de janeiro.  Os dados não são nada animadores apesar das inúmeras ações de enfrentamento do mosquito, que estão sendo desenvolvidas pela secretaria.
No período de 1º a 15 de janeiro foram 120 notificações com 28 casos confirmados. Segundo Erasmo Martins, técnico do setor de vigilância epidemiológica, o bairro com maior incidência do mosquito é o Silvana (Beiralinha) com 38 casos, o bairro São João teve 32 casos confirmados, bairro Vista Alegre com 25 casos e o centro da cidade  também com 25 casos. No ano passado, neste mesmo período nenhum caso de notificação e confirmação foi registrado no município. Para tentar conter o avanço do mosquito transmissor da doença, a secretaria realizou um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade; plantões extras estão sendo realizados com a aplicação de inseticida sempre no final da tarde, visitas domiciliares para verificação dos quintais além de muita informação repassada aos moradores através de panfletos educativos.
Segundo Arthur Maximiano, supervisor da vigilância Ambiental, sempre que um caso é notificado pelo setor de epidemiologia, uma equipe é deslocada até a região onde o paciente reside para que seja feita aplicação de inseticida e visita em loco.  Ele acrescentou ainda que foi repassado um relatório  para a Secretaria Estadual de Saúde informando sobre o aumento nos casos, e foi solicitado um carro fumacê para auxiliar no combate ao mosquito “ O município está seguindo o protocolo de ações determinados pelo Estado, porém a colaboração da população é fundamental” declarou.
Mutirão foi realizado em todos os bairros
Walace Maciel Pacheco, Secretário Municipal de Saúde, informou que o município conta com sala de hidratação e repouso para os casos mais graves. Informou ainda que está sendo elaborado um cronograma de palestras que serão desenvolvidas nas igrejas e escolas do município para  tentar mobilizar o máximo de moradores. O Secretário adiantou também que está sendo feita algumas alterações no código sanitário municipal para punir através de multas, os proprietários de terrenos e quintais que estiverem mal cuidados “Estamos em uma guerra e precisamos da colaboração de todos, pois o volume de chuvas foi muito grande na ultima semana e a situação pode se agravar” Finalizou  Walace Maciel.
Dados divulgados pela Secretaria estadual de Saúde informam que foram  notificados 1.259 casos de dengue entre 03 e 09 de janeiro de 2016 no Espírito Santo. Destes, 04 são suspeitos da forma grave. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 32,04. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico. 

Nenhum comentário