CRAS em Bom Jesus do Norte se destaca no apoio as famílias



Criar formas de proporcionar mais dignidade para as famílias através da qualificação profissional, atendimento especializado e suporte de apoio emergencial tem sido algumas ações do CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social, em Bom Jesus do Norte. Instalado no Bairro Vista alegre, a unidade é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores, instrutores, psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais que dão suporte a famílias carentes em diversas ações de apoio direto e indireto.
Com um planejamento todo voltado ao apoio institucional as famílias, o Cras ampliou o seu trabalho a partir de 2012 com a inserção de cursos profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos além de Oficinas de Capoeira, Jiu-jítsu, Judô  e apoio nos projetos de escolhinha de futebol desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Esportes.
Na área de formação profissional, foram ofertados diversos cursos para adolescentes, homens e mulheres de várias idades. Cursos de Salvatagem, Huet, Mecânica de motos, Conserto e Manutenção de Computadores; Cabeleireiro, Manicure, Corte e Costura foram alguns dos cursos ofertados totalmente gratuito.    
Com as gestantes, o Cras estabeleceu uma parceria desde o inicio da gravidez, período onde as mães participam de reuniões com psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, além de receberem todas as orientações quanto à gestação, alimentação e apoio psicológico e social. E quando o bebê nasce um lindo enxoval é doado pela Secretaria.
No projeto da terceira idade a alegria, energia e descontração são os principais ingredientes entre os mais de 100 idosos que participam de atividades físicas, danças, dinâmicas e oficinas recheadas de muita alegria. A proposta de concentrar todas as atividades no Cras é, segundo  Marilane Gripp Vargas, Secretária de Assistência Social, uma maneira de proporcionar aos assistidos o máximo de beneficio. O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) é um bom exemplo de sucesso, recentemente o programa que funcionava de forma isolada com atividades limitadas, foi incorporado ao Cras e as crianças passaram a desenvolver diversas outras atividades “No Cras as atividades são inúmeras, e as crianças estando inseridas em nossos projetos, naturalmente a partir da adolescência são inseridas em nossos diversos cursos disponíveis” disse Marilane.
A Secretária informou ainda que a partir de fevereiro, as matrículas com novos cursos estarão disponíveis e os interessados podem buscar informações diretamente na unidade do Cras “Todos são muito bem vindos, desde a criança que vem de forma lúdica participar das nossas oficinas diárias, passando pelos adolescentes e adultos com os nossos diversos cursos até a terceira idade que vem praticar atividades físicas, além daqueles que procuram ajuda social de alguma forma, pois a nossa finalidade é oferecer mecanismos que possam auxiliar as pessoas a conquistar a sua independência de forma digna” finalizou Marilane que está otimista com os diversos projetos que já começaram a ser elaborados para serem colocados em prática ao logo do ano de 2016.

Nenhum comentário