Nível do Paraíba em São João da Barra se mantém em 6,10 metros



O nível do rio Paraíba do Sul em São João da Barra está mantendo a cota de 6,10 metros devido aos outros municípios que o margeiam estarem baixando os seus níveis, como por exemplo Campos do Goytacazes, que chegou ontem, segunda-feira, a uma cota de 9,10m e hoje pela manhã 8,56m. Apesar da previsão de baixa do nível em São João da Barra de hoje para amanhã (quarta-feira), alguns produtores rurais já fizeram a retirada do gado das ilhas situadas no Paraíba.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adriano Martins de Assis, por estar localizado na foz, São João da Barra é o último município a receber água de toda a região Norte  e Noroeste. “Antes da cheia, o nível do rio estava mantendo a cota de 4,30 metros, considerada normal”, destacou Adriano, explicando que muitos produtores fizeram a retirada do gado tendo em vista o aumento do nível do rio em 1,80 metros que influenciou diretamente nas partes mais baixas das ilhas, colocando grande parte no fundo.
“A água da cheia é proveniente dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, da chuva forte que inundou Itaocara e Aperibé no fim de semana e o aumento da vazão gradativa dos reservatórios: Ilha dos Pombos, em Piraí; Santa Cecília, em Resende e Funil em Itatiaia”, informou, acrescentando que os diques São João, Viana e Barcelos são monitorados diariamente e não correm risco de rompimento.
 Além dos diques, existe o monitoramento da comporta do Canal São Bento em parceria com o INEA e o Comitê do Baixo Paraíba do Sul, que está fechada no momento em razão da cheia do Paraíba. “É bom lembrar que a manobra de abertura da comporta só pode ser feita pelos órgãos competentes evitando assim que as localidades que margeiam o Canal São Bento sejam alagadas. Caso alguém por conta própria resolva fazer a abertura indevida da comporta estará sujeito a responder por crime ambiental” finalizou.

Um comentário

Anônimo disse...

Com isso será mais um motivo para obra da ponta parar,mesmo paga com o dinheiro púbico.