Em Bom Jesus do Norte, escolas avançam com propostas de combate a Dengue

Combate a Dengue com ações pontuais e muita conscientização, essa tem sido a estratégia de trabalho no Município de Bom Jesus do Norte. Recentemente o Prefeito Ubaldo Martins convocou uma reunião com secretários e pediu empenho de todas as secretarias no sentido de criar ações que possam colaborar no combate ao mosquito. Na semana de inicio do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação reuniu todos os seus diretores para traçar propostas pedagógicas que pudessem contemplar o combate ao mosquito transmissor, e os resultados já começam a aparecer, com projetos desenvolvidos pelas escolas.
Nesta terça-feira (23/02), a Escola Municipal São Sebastião promoveu uma caminhada de conscientização com cerca de 50 alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental que estão participando do projeto “Todos contra a Dengue”. Segundo Marly Silva de Paula, pedagoga da escola, o projeto começou com trabalhos em sala de aula ocasião em que os alunos aprenderam mais sobre o mosquito da Dengue e como preveni-lo. Em uma segunda etapa eles elaboraram material explicativo sobre o mosquito e aprenderam como fabricar um repelente caseiro a base de Álcool e Cravo da Índia. Nesta terça-feira foi à vez de todos saírem às ruas para distribuir os panfletos confeccionados durante as aulas. “A nossa proposta é desenvolver ações de comprometimento das crianças, seus familiares e a sociedade de modo geral, pois só com o empenho de todos que o resultado final que é conter o avanço da doença, aparecerá” declarou a pedagoga. Ela acrescentou ainda que entre as informações repassadas pelos alunos está a receita  para fabricação do repelente caseiro.
Além do trabalho nas escolas, o município de Bom Jesus do Norte, através da Secretaria de Saúde já realizou um mutirão para recolhimento de lixos espalhados nas ruas, entulhos, além da visitação nos quintais. Na semana passada foi feita uma ação do dia “D” contra a dengue, com distribuição de material informativo a motoristas e pedestres. Outro ponto de atuação da equipe da Vigilância Epidemiológica e Ambiental tem sido os terrenos baldios com ação efetiva de aplicação de inseticida e notificação de seus proprietários para providenciar a limpeza.
 Além de aplicação de inseticida, através de bomba costal em locais onde são detectados focos do mosquito, o município está utilizando também um carro fumacê que percorre todos os bairros no inicio da manhã e no final do dia, horários de maior incidência do mosquito.


Nenhum comentário