Dengue: Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Norte realiza palestras nas escolas

Em Bom Jesus do Norte, diversas ações em conjunto tem sido colocadas em prática com objetivo de conter o avanço dos casos de Dengue no Município. As diversas secretarias estão desenvolvendo atividades de combate efetivo e de conscientização,  como é o caso da equipe  do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), ligada a Secretaria Municipal de Saúde, que está percorrendo as escolas do município para divulgar junto aos alunos e professores a importância da prevenção.
Segundo Walmir Coutinho, Coordenador do PESMS no município, as atividades nas escolas contemplam palestra, exibição de filmes educativos, distribuição de material informativo e seção de perguntas e respostas junto aos alunos.  “A nossa proposta é realmente envolver toda a sociedade nesse processo de prevenção, e as crianças são importantes, pois levam o conhecimento para suas casas e compartilham com os seus pais” disse.

Nesta quarta-feira (02/02) a equipe visitou o Centro Educacional Rosa de Souza Pereira, que atende 129 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ocasião em que os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os agentes da Secretaria de Saúde. Segundo a Professora Gisele Magalhães, Coordenadora Pedagógica da Instituição, a escola está desenvolvendo o Projeto “Dengue Vamos Acabar com isso”, proposta na qual os alunos desenvolveram em um primeiro momento noções básicas sobre a doença, na segunda etapa elas foram às ruas e fotografaram possíveis focos do mosquito e desenvolveram trabalhos com cartazes e confeccionaram através de garrafas Peti, figuras que fazem lembra o mosquito da Dengue. Nesta quarta-feira, os alunos participaram da palestra e fizeram um questionário sobre o tema e entrevistaram os agentes. A fase final da proposta será a criação de um Blog onde os alunos poderão postar fotos de focos do mosquito, além de campanhas educativas sobre o tema.

Além do Walmir Coutinho, estão participando das atividades junto às escolas, os agentes; Verônica do Couto Pedrosa e Marcio Palácios que caracterizado como o “Mosquitão do Bem” interage com a criança.    


Nenhum comentário