Agentes de saúde de São Francisco participam de treinamento de combate à escorpião

 Nesta terça-feira (31), agentes de endemias da região participaram no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), em Campos, de capacitação e treinamento sobre combate e prevenção ao ataque de escorpião. Uma equipe de São Francisco de Itabapoana também participou do treinamento.
De acordo com o secretário de saúde de São Francisco de Itabapoana, Dr. Jayme Tinoco, o objetivo é atualizar o conhecimento técnico e prático para aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo realizado no município. “Eles tiveram, mais uma vez, a oportunidade de aprender a utilizar novas tecnologias de controle e capturar escorpião”, disse.
Os agentes também receberam orientações sobre raiva animal e morcego, animais peçonhentos e sobre Lei Municipal 7.208/02, que dispõe sobre a prevenção e o controle de zoonoses e endemias, bem como o controle e a proteção de populações animais e vigilância ambiental do município de Campos.

Em São Francisco de Itabapoana, foram registrados vários casos de acidentes envolvendo escorpião, inclusive com óbitos

Um comentário

OTAVIO disse...

Todo mundo sabe que para manter os escorpiões longe das nossas casas devemos tomar certos cuidados básicos mantendo limpos os quintais, jardins, evitando acúmulo de folhas secas. Nunca jogar lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha em lotes vagos ou ruas como é uma pratica comum aqui no município. Nada adianta a secretaria de saúde treinar agentes de saúde, se a população não colaborar na limpeza da nossa cidade. Está faltando fiscais da prefeitura nas ruas para coibir e multar moradores que não respeitam os espaços públicos e fazem das ruas e lotes vagos a lixeira de sua casa. Pessoas assim são pessoas que não respeitam seus vizinhos, são pessoas que demonstram a sua indiferença com a sua cidade.