Porto de Vitória recebe equipamento para reinício de obras

  Os equipamentos para o reinício das obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso estão no Porto de Vitória. A draga Novadragamar – Etermar atracou no final da tarde deste domingo (3) no berço 102 do Cais Comercial de Vitória. Também já está no cais uma das barcaças, Petrax 2, que vai atuar no serviço.
  A segunda barcaça tem atracação prevista para a manhã desta segunda-feira (4). O tempo de retomada da obra vai depender do período de nacionalização dos equipamentos e liberação dos documentos pela 

  Alfândega e pela Capitania dos Portos, mas a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) prevê que as obras sejam retomadas ainda neste mês.
  A draga veio da República Dominicana. O trabalho de atracação foi coordenado pela inspetora da Codesa, Daniele Dias, e acompanhado pelo representante da operadora portuária Sea World, Elizeu Freitas, e pelo representante do consórcio Dratec – Etermar – Rohde Nielsen, Mário Freilão, responsável pelo serviço de derrocagem e dragagem.
  O contrato de dragagem e derrocagem, assinado em 2012, foi de R$ 85,6 milhões. A obra foi paralisada em março de 2015. Com o aditivo intermediado pela SEP no final do ano, o valor da obra vai ficar em torno de R$ 120 milhões, que vai ser custeado pelo governo federal.
  Com a retomada das obras, vai ser concluída a retirada das pedras do fundo do canal. De um total de 1,8 milhão de metros cúbicos de dragagem, faltam 690 mil metros cúbicos. Quanto à derrocagem, restam 4 mil metros cúbicos, de um total de 110 mil estimados.
  O canal tem profundidade de 11,4 metros e permite a navegação de navios com calado de 10,6 metros, com carga máxima de 40 mil toneladas. Após a conclusão da obra, a profundidade vai chegar a 14 metros.
  Navios com calado de 12,5 metros poderão acessar o porto transportando até 60 mil toneladas, o que representará aumento de 40% da capacidade de carga. Com a conclusão da obra no final de 2016, está previsto um aumento de movimentação de cargas na ordem de 40%.
Fonte: O Globo

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