Hartung, Governador capixaba, adverte prefeitos eleitos: futuro também será de escassez

Governador fez reunião com todos os eleitos e sugeriu que desfaçam promessas
Pé no chão, criatividade e parcerias com o Estado foi o que sinalizou o governador Paulo Hartung (PMDB) para os 78 prefeitos eleitos no Espírito Santo, nesta sexta-feira, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. Este foi o primeiro encontro com as novas lideranças municipais e a tríade apontada por Hartung é, segundo ele, a fórmula para que prefeitos atravessem o momento desfavorável em que a maior parte dos municípios sofre com a falta de caixa.
Durante o evento, que contou com palestra da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, Hartung, inclusive, chegou a sugerir que prefeitos que tenham feito promessas inviáveis durante a campanha peçam desculpas e reconversem com a população. Em palestra para prefeitos eleitos e reeleitos, governador destacou necessidade de ajustes, mas acenou para possíveis convênios e parcerias no âmbito estadual
“É melhor começar a jornada retomando a conversa com a sociedade, mostrando a realidade e, em alguns casos, pedir desculpas à comunidade, porque é melhor um pedido de desculpas agora do que uma canetada errada que desorganize o município e todos paguem por muito tempo”, alertou.
Posteriormente, o peemedebista garantiu estar com as mãos estendidas para os prefeitos ao propor parcerias em programas do Estado. “Eles não estão sozinhos, os 78 municípios vão contar com toda parceria do governo. Muitas vezes o prefeito vai começar, ele não vai poder fazer uma coisa com o dinheiro do município, mas vai poder ser parceiro de uma coisa que o Estado está fazendo e vai ter prestígio com isso, vai ganhar um tempo para ir arrumando a casa para lá na frente, com seus próprios recursos, também fazer seus programas e projetos“, disse Hartung.

O governador apontou como programas passíveis de parceria o Reflorestar, voltado à recuperação de nascentes e preservação de rios, o Caminhos do Campo, obras de barragens, entre outros.

Nenhum comentário