Portal da Transparência de Campos atacado por hacker

O portal “Transparência Campos” amanheceu hackeado nesta segunda-feira (15). O site, onde são postados dados e movimentações das contas da Prefeitura de Campos, como pagamento a fornecedores, servidores e terceirizados, foi invadido por hackers, a exemplo do que já aconteceu em outros portais oficiais como da Prefeitura de Belo Horizonte, TIM (operadora de celulares) e Sony (multinacional de eletroeletrônicos). O portal foi retirado do ar para acertos, de acordo com o superintendente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Marcos Ribeiro.
Durante o dia, quem tentava entrar no endereço eletrônico da Transparência Campos, recebia uma mensagem, informando da vulnerabilidade do sistema.
O hacker identificava-se como White hat (“chapéu branco”) — aquele que estuda sistemas de computação à procura de falhas na sua segurança, mas respeitando princípios da ética hacker.
Em nota, o superintendente do Cidac, Marcos Ribeiro, informou que houve uma invasão por hackers no Portal da Transparência, sendo necessário retirar o site do ar pela manhã. Ainda de acordo
com o superintendente do Cidac, os “dados estão preservados em backup e o trabalho de retorno do site já está sendo iniciado”. Até o final da tarde quando a matéria foi publicada, o sistema ainda estava fora do ar.

Outro — Recentemente, a Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), passou a investigar uma suspeita de invasão no site da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O caso teria ocorrido no final de semana e quando os funcionários chegaram para trabalhar na segunda-feira (17) teriam encontrado todos os arquivos apagados. O ataque teria sido no servidor interno da Prefeitura, atingindo dados de funcionamento.

Nenhum comentário