Febre amarela: Bom Jesus do Norte trabalha com prevenção e conscientização



A febre amarela e as ações de prevenção no município de Bom Jesus do Norte.  Para discutir o assunto,  se reuniram na manhã desta segunda-feira (23) em Bom Jesus do Norte o prefeito Marquinhos Messias e servidores da Secretaria Municipal de Saúde. 
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e serviu para orientar as equipes de combate a endemias e os responsáveis pelas unidades do Programa Saúde da Família(PSFs) sobre o protocolo padrão de atendimento, determinado pela Secretaria Estadual de Saúde. A reunião serviu também para traçar o plano de ação para conscientizar a população sobre a doença.  Além dos agentes de endemias e das equipes dos PSFs  participaram, também, a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Alessandra da Silva Azevedo e a Coordenadora municipal de imunizações,  enfermeira Ivone Correia de Carvalho.
Segundo Márcia Azevedo, uma equipe da secretaria municipal de saúde   participou de reunião na semana passada com  membros da  Secretaria Estadual de Saúde, ocasião em que  foi repassada todas as informações sobre o monitoramento da doença no estado e como os municípios devem proceder em casos de suspeita da febre amarela.
Ficou definido pelo estado que o município de Bom Jesus do Norte continua disponibilizando doses para atendimento de rotina, e devem ser imunizadas apenas as pessoas que irão viajar para alguma cidade que está sendo considerada área de risco. “A pessoa que irá viajar para a região considerada de risco, deve procurar o agente comunitário ou se dirigir ao PSF do bairro, onde será seguido o protocolo que vai determinar se a pessoa deve ou não ser imunizada” informou a Secretária.
Segundo a Enfermeira Ivone Correia, a vacina é composta por vírus vivo, por isso alguns grupos de risco devem evitar a imunização, tais como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes e recém nascido com  até 6 meses de idade. “O vírus da vacina é vivo,  e as pessoas que tomarem essa vacina devem estar bem de saúde e ter a noção que a vacina pode causar algum efeito colateral”,  esclareceu a enfermeira Ivone.
O prefeito Marquinhos Messias destacou o importante trabalho de prevenção que está sendo feito pelos agentes de endemias que estão atuando tanto na zona urbana quanto na zona rural e disse que a população pode ficar tranquila. “Nós estamos atentos e bem informados sobre o assunto, por isso a população pode ter certeza que todas as medidas estão sendo tomadas. O trabalho preventivo está sendo muito bem feito”, finalizou o Prefeito.

Nenhum comentário