Campos na mídia nacional: a 19ª cidade mais violenta do mundo

Campos dos Goytacazes ganhou mais um capítulo em sua história neste fim de semana. O município voltou a trazer a mídia nacional à cidade. Agora, pela infeliz posição que ocupa no ranking mundial de violência, já que foi considerada a 19ª cidade mais violenta do mundo, segundo a lista divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.

O jornalista Fernando Gabeira, da Globo News, esteve na cidade e conversou com moradores, com o atual prefeito, Rafael Diniz, com o comandante da Guarda Municipal, com jornalistas e com o delegado titular da Delegacia de Guarus. Entre outros assuntos relevantes para a sociedade, o programa abordou a guerra de facções que há alguns anos assola vários bairros de Guarus.


No programa, o delegado Luiz Mauricio Armond apontou as razões para esse dado preocupante. Segundo ele, Campos é a maior cidade do interior do Estado e segue a mesma lógica do aumento da criminalidade que ocorreu no Rio de Janeiro. “Por exemplo, há um maior desenvolvimento de capitais aqui no local, houve o aporte do petróleo na região e isso trouxe diversas pessoas para cá. O tráfico de drogas busca os recursos, busca um campo favorável para ele e lá se aloca. E ocorreu isso aqui, também em decorrência do petróleo, como ocorreu em Macaé e em São João da Barra, devido ao Porto do Açu”.

Durante a exibição, o jornalista lembrou que a cidade tem 47 assassinatos por 100 mil habitantes, quase o dobro do índice nacional, que é de 27 por 100 mil. Gabeira reiterou ainda que, na última vez que esteve na cidade, tratou de um tema que pode ser um dos causadores da violência: a crise econômica e o processo de corrupção que arruinou todo o estado.

A notícia de 19ª cidade mais violenta do mundo, amplamente divulgada na mídia local há alguns meses, porém, repercutiu mal na cidade. Vários moradores se decepcionaram com os dados trazidos à tona nas redes sociais e lamentaram Campos aparecer no noticiário nacional, mais uma vez, de forma negativa. “Há muito tempo Campos só aparece assim: por corrupção ou violência. Estamos entregues. Só Deus para nos proteger. A sensação de insegurança cada dia é maior”, escreveu uma internauta. O programa Fernando Gabeira na Globo News foi ao ar no último domingo.

Fonte: Notícias Urbana.

Nenhum comentário