Estiagem no Norte e Noroeste do Rio mata mais de 20 mil cabeças de gado

A forte estiagem que vem castigando o Norte e Noroeste Fluminense já resultou na morte de mais de 20 mil cabeças de gado, por fome e sede, em 2017, principalmente nos últimos quatro meses. O levantamento foi feito  a partir de dados enviados pelas 14 prefeituras que decretaram situação de emergência até a publicação desta reportagem.
O prejuízo na economia desses municípios já passou dos R$ 70 milhões este ano, ainda segundo o levantamento. No Noroeste, onde a economia é baseada principalmente no agronegócio, estão 11 dos municípios que já publicaram decretos alertando sobre a falta de chuva e solicitando recursos das esferas estadual e federal: Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre- Sai. As outras três cidades, Cardoso Moreira, São Fidélis e São João da Barra,  estão na mesorregião Norte.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil estadual no Norte e Noroeste, tenente-coronel Joelson Oliveira, as estimativas do órgão apontam que essa estiagem é a mais forte que atingiu a região desde 2010.
`` Tivemos estiagens que geraram prejuízo em 2014 e 2011, mas tudo indica que essa atual já superou as últimas duas em perdas para os municípios`` explicou.
 Fonte: G1 Norte Fluminense.





Nenhum comentário