Câmara de Bom Jesus do Norte vota pelo arquivamento de denuncia contra vereador

A câmara ficou completamente lotada para a seção
Em clima bem mais tranquilo, se comparado com as sessões anteriores, a  Câmara de vereadores de Bom Jesus do Norte analisou, na noite dessa quinta-feira(16/11) uma denuncia contra o vereador Charles Diniz (PSDC) , e por 5 votos a favor e 3 contra a mesma foi arquivada. Votaram a favor do arquivamento os vereadores: Charles Diniz(PSDC), Romeu da autoescola(PSB), Jose Manoel de Medeiros(PDT), Alexander Prepeta-Xandão-(PSD) e Pedrinho Enfermeiro(PTN). Contra Charles, votaram os vereadores: Aquiles Zanon(PSDB), Fernando Carvalho-Broa-(PSDB) e Joãozinho JB(PSDC). O presidente da Câmara, vereador Camilo da Autoescola(PTN) só vota em caso de empate, o que não ocorreu nesta sessão.  
O denunciante, Isaias Campos Batista, afirmou em sua denuncia que o vereador Charles Diniz estaria envolvido em uma denuncia contra o atual Prefeito Marquinhos Messias(PSD) e ao mesmo tempo se reunia com o Prefeito para tratar do mesmo assunto.
 Em outra acusação, o denunciante diz que o vereador “Se utiliza diariamente da Secretaria de Saúde”.  Outra acusação na denuncia, foi afirmação que o vereador, supostamente, utilizaria da prática de gravações clandestinas com pessoas do seu convívio diário.
Citando o artigo 7º do Decreto Lei 201/67 que versa sobre a cassação de  mandato de vereador através de julgamento político, e embasado nos procedimentos do artigo 5º da mesma lei,  que se se posiciona contra tais fatos, o denunciante pediu a cassação do vereador, porém não apresentou nenhum prova das acusações feitas. A denuncia foi lida em plenário e colocado em votação pelo arquivamento ou pela investigação de tais fatos, sendo o arquivamento a opção da maioria dos vereadores.
Entre os vereadores que votaram pelo arquivamento, José Manoel de Medeiros,  afirmou durante o pronunciamento do seu voto,  “ ... eu não me acho no direito de votar, Charles, para te cassar eu não morro de amor por você, mas eu tenho que respeitar o povo que lhe concedeu o voto para vereador ... eu não vejo motivo nessa denuncia para te cassar... eu respeito o voto de cada um e gostaria que cada um respeitasse o meu...eu acho, realmente, Charles você está fazendo o seu papel e cabe a mim te respeitar”, destacou o experiente vereador José Manoel que exerce o seu 7º mandato.
Um dos vereadores que votou pelo prosseguimento da denuncia foi o vereador Aquiles Zanon. Durante a declaração de voto, o vereador que exerce o seu 4º mandato não falou diretamente sobre a denuncia, mas destacou a importância do respeito ao voto.,  “... o vereador vota do jeito que ele acha melhor, a democracia é assim, a gente perde a gente ganha...o parlamento é para isso, discutir, debater e fazer o que é melhor para o nosso povo, pelo menos para a  nossa consciência, então respeito o voto de vocês e vocês respeitem o meu também...” finalizou Aquiles.
O Vereador Charles Diniz, visivelmente emocionado, falou do momento difícil que ele passou e destacou que, “...há também de se respeitar quem fez a denuncia, está no direito dele, mas está no direito nosso também de votar a favor ou contra”.  O parlamentar agradeceu aos vereadores que votaram a favor e finalizou dizendo, “... sou a favor da democracia, a favor da ordem, a favor da lei e sou um homem temente a Deus”.  

Após a votação pelo arquivamento, a reunião prosseguiu normalmente com os vereadores apresentando requerimentos e indicações, que oportunamente estaremos destacando aqui. De modo geral, pela analise superficial das falas de cada vereador, deu para perceber que os embates, pelo menos por enquanto, ficará em segundo plano, predominando a votação de matérias do interesse da sociedade. 

Nenhum comentário